Para especialistas da área econômica, as greves na administração federal deverão ser um marco neste ano

Integrantes da equipe econômica do governo federal já têm pedidos de audiência solicitados pelos dirigentes sindicais para debater extensa lista de reivindicações. Entre as principais está a que será mais difícil de ser atendida: o reajuste salarial.

Na União, já prevendo um ano difícil, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) solicitou audiência com o novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. O pedido foi protocolado na pasta no início do último mês. A confederação não descarta paralisação, caso o governo se negue a conceder melhorias salariais. Para especialistas da área econômica, as greves na administração federal deverão ser um marco neste ano.

No Judiciário Federal, há uma grande insatisfação dos servidores com a pauta voltada exclusivamente para atender às reivindicações dos juízes. No ano que se findou, o STF não atuou com postura firme para defender o reajuste dos servidores. Em contrapartida, no ano de 2014, os magistrados conseguiram tudo que pediram desde o auxílio-moradia (via decisão administrativa do STF), reajuste do subsídio e a aprovação do projeto que gratifica a substituição de juízos. O último projeto de cargos e salários da categoria dos servidores do Poder Judiciário da União data ainda de 2006.

---
Fonte: O Dia com edição do Sinjufego