moldura geral foto historica 03

1plenaria stfO recurso extraordinário n. 565089, após pedido de vista do Ministro Teori Zavascki feito na sessão plenária de 03/04/2014, foi finalmente devolvido no último dia 22/09 para ser levado a julgamento. Falta agora ser pautado pelo presidente do STF, Ministro Lewandowski.

Ante à mora do Poder Público de dar efetividade à norma constitucional da revisão geral anual, preceito contido no art. 37, X, que preserva o poder real de compra dos salários, a data-base é uma grande reivindicação dos servidores ​P​úblicos Federais. O próprio STF justificou no envio do PL de reajuste salarial dos juízes a necessidade de repor aos magistrados as perdas inflacionárias do período correspondente.​

O ​RE n. 565089​ teve início no Supremo em 1º/10/2007, com distribuição ao Ministro Marco Aurélio, que como relator proferiu voto favorável na sessão de 09/06/2011, ​ocasião em​ que a Ministra Cármen Lúcia pediu vista. Assim, em 03/04/2014, quase três anos depois, o voto-vista da Ministra foi apresentado provendo o recurso, ​seguido do voto contrário do Ministro Roberto Barroso, mas​ nessa mesma sessão​ pedi​u​ vista o Ministro Teori, que pelos padrões do STF foi até rápido na confecção do seu​ voto-vista.

A expectativa do sindicalismo ​dos servidores públicos é que o presidente do STF paute o quanto antes a apreciação do recurso e que não haja mais pedidos de vista atrasando ainda mais o julgamento da data-base, matéria de repercussão geral conferida pelo STF, e sem considerar o voto-vista do Ministro Teori, o placar está 2 a 1 para a data-base dos servidores públicos, incluindo os servidores do Poder Judiciário da União.

---
Sinjufego - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Goiás​

endereco 00