moldura geral foto historica 03

Policiais federais de Goiás aprovam greve a partir de quarta-feira, 21

Em protesto contra a edição da MPV 657/2014, os policias federais de Goiás aprovaram em assembleia, no Sindicato da categoria (SINPEFGO), a realização de mobilização para terça-feira (21) e de greve para quarta (22) e quinta-feira (23). A mobilização acontece em frente à sede da Polícia Federal em Goiânia, a partir das 18h.

A decisão deu-se após a publicação da Medida Provisória 657/2014, editada na última terça-feira (14/10), que cria a carreira jurídica dos delegados na Polícia Federal e despreza o artigo 144 da Constituição Federal. Com a MP 657, os candidatos a delegados necessitam ser bacharéis em direito e ter experiência judicial ou policial de três anos comprovada, dando ao cargo de delegado o acesso privativo à direção geral e colocando-o no “topo” da hierarquia. Antes a disputa para o cargo o candidato necessitava ser graduado em direito.

Além disso, a MP 657 é uma quebra de acordo por parte do Governo Federal com os agentes, escrivães e papiloscopistas. O Termo de Acordo 001/2014, assinado em maio desse ano, resultou em um Grupo de Trabalho para a discussão da reestruturação da Carreira Policial Federal. Em reunião com a Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, o Ministério do Planejamento garantiu que nenhuma lei ou medida provisória seria publicada antes dos 150 dias das negociações.

Greve

O objetivo da paralisação nos dias 22 e 23/10 é protestar contra a decisão do governo federal e não prejudicar a população, portanto, a categoria vai respeitar o mínimo de 30% de servidores trabalhando durante a paralisação, como exige a Lei.

--
Fonte: SINPEFGO

endereco 00