moldura geral foto historica 03

Em reunião com a Fenajufe, STF reafirma empenho para votar revisão salarial no Senado

1aSTF reafirma empenho para votar revisão salarial dos servidoresO Supremo Tribunal Federal (STF) deve intensificar, nos próximos dias, as conversas com representantes do governo e também com senadores para garantir que o projeto que reestrutura o Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal (PLC 28) seja votado logo no Senado. Esse compromisso foi firmado pelo Supremo e pelo líder do governo no Senado, senador Delcídio Amaral (PT/MS).

Em reunião realizada com os dirigentes sindicais no dia 13/05, o Diretor Geral Amarildo Vieira informou que o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, tem procurado o governo constantemente na tentativa de fechar um acordo em favor do PLC 28. Inclusive, já tendo conversado com a presidente Dilma Rousseff mais de uma vez, com o vice-presidente Michel Temer, que também lidera a articulação política do Palácio do Planalto, com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante e também com a equipe da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, com quem Amarildo se reuniu na última terça-feira (12). 

Não foi informado pelo Diretor-Geral do STF, qual o resultado concreto dessas conversas e se já foi iniciada uma negociação de fato, entre o Poder Judiciário Federal e o governo.

O Diretor-Geral confirmou o que foi dito na quarta-feira (13) pelo líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), a um grupo de dirigentes sindicais logo após o cancelamento da sessão da Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa, informando, ainda, que o STF fez uma articulação com o senador para que a bancada do PT não apresente empecilho para votar o projeto na CCJ do Senado. De acordo com Amarildo, a ideia é realmente que o PLC 28 seja enviado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, onde o próprio líder do governo assumiria a relatoria e apresentaria, em 15 dias, o parecer favorável à aprovação do reajuste salarial. O compromisso firmado entre o STF e o senador é de buscar, nos próximos dias, um acordo ainda dentro do prazo de elaboração do parecer na CAE. No entanto, conforme já havia dito Delcídio aos servidores, a intenção é aprovar o projeto independentemente das negociações com a equipe econômica do governo.

A Fenajufe informou sobre a urgência na aprovação do projeto e que a análise dos últimos desdobramentos será feita em reunião ampliada com os sindicatos filiados neste fim de semana (16 e 17). Na ampliada da Fenajufe será discutido o cenário, bem como apontado um calendário de luta.

---
Fonte: Fenajufe com edição do Sinjufego

endereco 00