moldura geral foto historica 03

Obstrução e esvaziamento do plenário evitou que governo mantivesse o veto 26.

Mais de cinco horas após o início, a oposição ao governo federal conseguiu derrubar a sessão conjunta do Congresso Nacional. Com os partidos entrando em obstrução – anunciada inicialmente por PSDB e PSOL – por volta das 2h15 da madrugada desta quarta-feira, 23, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), encerrou a reunião conjunta por falta de quórum.

Os partidos de oposição entraram em obstrução após o governo conseguir a manutenção de 26 dos 32 vetos presidenciais. Temerosos que o veto ao PLC 28 fosse mantido, a saída foi esvaziar o plenário. Cantando “Vou Festejar”, de Beth Carvalho e acenando com adeus à mesa diretora, os deputados foram saindo, obrigando Calheiros a encerrar a sessão. A obstrução é  recurso utilizado para evitar a votação de determinada matéria, no caso, os vetos presidenciais destacados. É anunciada pelo líder do partido ou bloco, fazendo com que os parlamentares liderados se retirem. Apenas o líder do partido ou do bloco em obstrução, permanece no local.

Num dos discursos mais inflamados e aplaudidos da madrugada, o deputado Rubens Bueno (PPS/PR) atacou o governo e homenageou a memória de Élcio Berer Kozminski, como forma de homenagear a luta dos servidores. Servidor da Justiça Federal do Paraná, Kozminski morreu no início do mês após um infarto em Brasília, onde participava das manifestações pela derrubada do veto ao reajuste da categoria.

Do lado de fora e das galerias os servidores acompanharam receosos o passo a passo da votação. Aplausos e vaias se revezavam conforme o discurso. Ao final da sessão, apesar do cansaço e da indefinição, o clima era de alívio.

CNG
A reunião do Comando Nacional de Greve Ampliado, anteriormente marcada para as 10 horas desta quarta-feira, foi remarcada para as 11h. Nela serão discutidos os desdobramentos da sessão do Congresso Nacional e as atividades da mobilização dos servidores para os próximos dias. O CNG se reúne na sede da Fenajufe, em Brasília.

---

Fonte: Fenajufe

endereco 00