moldura geral foto historica 03

Servidores do INSS aprovam fim da greve

1aaServidores do INSS aceitam proposta do Governo e encerram GreveA federação que representa os servidores do INSS aprovou nesta quinta-feira (24) o fim da greve da categoria, iniciada no começo de julho.

De acordo com a entidade, São Paulo está entre os Estados que já definiram a suspensão da greve na quinta-feira, mas outros sindicatos locais ainda votam para referendar ou não o fim da greve.

A expectativa da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) é de que os servidores voltem ao trabalho na segunda que vem, mas que o atendimento ao público só se reinicie na terça ou na quarta-feira. Isso deve ser definido em assembleia em Brasília às 18h desta sexta.

Os servidores aceitaram proposta do governo de reajuste de 5,5% em 2016 e 5% em 2017, índices próximos à inflação prevista pelo mercado para o período.

Segundo a federação, pesou na decisão "a conjuntura econômica e política" e a avaliação de que o governo não avançaria em sua proposta mesmo após 80 dias de greve.

O movimento dos servidores represou o pagamento de novos benefícios que dependiam de atendimento nos postos. Segundo o governo, apenas em julho o número de novos benefícios concedidos caiu 28% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Em função dessa redução, a equipe econômica reduziu esta semana em R$ 2,6 bilhões sua projeção de despesas previdenciárias este ano.

---
Fonte: Folha de S. Paulo

endereco 00