moldura geral foto historica 03

O site do SINDIJUFE-RO/AC, sindicato que representa os servidores daqueles dois Estados, informa que no dia 25/01 a Seção Judiciária Federal de Rondônia alterou o horário de expediente para o período de 8h às 15h. Essa proposta de mudança foi apresentada pela própria entidade sindical, após ouvir a categoria em assembleia. Para que seja concretizado esse novo horário de funcionamento é preciso, contudo, que haja autorização do TRF-1.

Diante da restrição orçamentária para manutenção e custeio predial, a alteração de horário vem sendo utilizada pela Administração dos Tribunais Federais como uma das medidas para contenção de despesa com energia elétrica, aproveitando-se melhor o recurso natural da luz solar. O gasto com energia elétrica é um custo que impacta consideravelmente o orçamento dos Tribunais.

Diante do corte drástico no orçamento de 2016, com contingenciamento de 90% nas verbas de investimento e de 29,61% nas de custeio, o TRT-GO foi um dos primeiros Tribunais do país que tomou a iniciativa de promover alteração na rotina de trabalho, sem que isso prejudicasse o atendimento ao jurisdicionado e a tramitação normal dos processos. O TRT-GO adotou os horários ininterruptos de 7h às 17h para atendimento interno e de 8h às 16h para atendimento externo.

Alternativa semelhante à da Seção Judiciária Federal de Rondônia poderá ser adotada pela Seção da Bahia, com provocação do sindicato local. Nesse sentido, a fim de melhor debater e deliberar sobre o tema, o Sinjufego vai marcar, em breve, assembleia setorial para ouvir os servidores da Seção Judiciária Federal de Goiás.

---
Da Redação do Sinjufego

endereco 00