moldura geral foto historica 03

A adoção de dias de trabalho mais curtos aumenta a produtividade dos funcionários, que também se mostram mais felizes no cotidiano. Pelo menos é esta a conclusão de um estudo realizado entre enfermeiros de um asilo na Suécia.

A administração de uma casa para idosos em Gotemburgo, segunda maior cidade do país escandinavo, acompanhou sua equipe de enfermeiros por dois anos desde que reduziu os turnos de oito para seis horas.

Segundo a chefia da clínica Svartedalens, o experimento melhorou o atendimento aos pacientes, com a equipe se mostrando 20% mais feliz e com mais energia no trabalho e no tempo livre.

Comparando com o grupo que não teve seu horário de batente reduzido, os 68 enfermeiros que passaram a trabalhar por seis horas diárias solicitaram a metade do tempo de licença médica ao longo do período estudado. Eles também realizaram mais atividades com os pacientes.

"Se os enfermeiros estão mais tempo no trabalho e estão mais saudáveis, há uma maior continuidade no atendimento na clínica, sem troca de equipe no dia a dia. Isto aumenta a qualidade do tratamento", disse ele.

A Suécia foi notícia no mundo todo ao registrar que a maior parte do país está seguindo para turnos de 6h no trabalho. Um centro administrativo da Toyota, também em Gotemburgo, tem os turnos reduzidos há 10 anos, e, segundo a empresa, os funcionários estão mais felizes, com menos gente deixando a empresa e um aumento nos lucros.

Sinjufego, a Fenajufe e o Fórum Nacional do Servidores Públicos Federais apoiam como um dos itens do Plano de Lutas a mobilização pela implantação da jornada de trabalho de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, conforme autorização do artigo 19 da Lei nº 8112/90 para todos os ramos do Judiciário Federal. A necessidade da redução da jornada de 35 horas se torna também cada vez mais premente, além dos fatores já expostos no estudo, pelos malefícios à acuidade visual de dezenas de milhares de servidores que se debruçam por 7 (sete) horas seguidas na leitura de páginas e mais páginas eletrônicas nas telas do computador.

---
Fonte: O Globo com informações do Sinjufego

endereco 00