moldura geral foto historica 03

1aaservidores greveOntem, 31/05, após a pauta do Plenário da Câmara ser destravada com a votação da MP 715/2016, que concede benefícios do Garantia-Safra aos agricultores familiares, os parlamentares aprovaram os requerimentos de urgência dos projetos de reajustes salariais dos quadros do TCU, AGU, Câmara e Senado, igualando assim a tramitação desses projetos aos outros do Judiciário e do MPU. Essa foi uma medida que já havia sido anunciada pelo líder do Governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), de tratar os servidores de uma forma isonômica.

Com a liberação da pauta do Plenário da Casa, os projetos do conjunto dos servidores estão previstos na sessão deliberativa de hoje, 1º/06, com o PL 2648/2015 (servidores do PJU) ocupando o item 32 da pauta e o PL 2646/2015 (juízes federais) figurando no item 34. A sessão deliberativa ordinária está convocada para começar às 14h.

O PL 2648 já tem recursos assegurados na Lei Orçamentária Anual de 2016 (LOA), fator que vem sendo usado por deputados para quebrar resistência de outros parlamentares que vêm comentando que os reajustes podem esperar até 2017. A própria Administração Temer tem sustentado que havia um acordo de votação no Governo afastado, não se tratando de aumento nas finanças públicas porque o reajuste parcial dos salários dos servidores está contemplado no Orçamento já aprovado e que já está em plena execução.

O Sinjufego, por intermédio de sua diretoria, estará acompanhando a sessão de hoje da Câmara, atuando junto aos parlamentares para que o projeto 2648 seja aprovado e encaminhado logo em seguida ao Plenário do Senado.

---
Da Redação do Sinjufego

endereco 00