moldura geral foto historica 03

De três "rounds", o primeiro foi vencido ontem, 1º/06, no Plenário da Câmara. Agora as atenções se voltam para o Senado e em seguida para sanção presidencial.

Embora não seja o projeto ideal que a categoria mereça, é de se considerar que diante do atual cenário político-econômico, agravado desde a manutenção do veto ao PLC 28/2015, a aprovação na Câmara do PL 2648 não deixa de ser uma vitória dos servidores e de suas entidades representativas, ainda que essa conquista seja parcial e sujeita à confirmação posterior no Senado e na Presidência da República. 

Mas nada está garantido, a luta continua contra os ataques infundados da grande imprensa que distorce dados e equivocadamente forma a opinião pública. Acrescenta-se a isso o dia a dia das crises políticas e dos desdobramentos da operação Lava-Jato que atingem mais em cheio, neste momento, os senadores.

No Senado as articulações serão no sentido de queimar etapas, sem necessidade de passar pela tramitação ordinária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com aprovação do requerimento de urgência, o projeto ficará restrito à apreciação no Plenário da Casa, entrando na ordem do dia. Nesse caso, o parecer da CCJ é apresentado oralmente no próprio Plenário.

Se aprovado e sancionado, o PL 2648/2015 terá três parcelas neste ano de 2016, alterando o vencimento e a GAJ, seguindo até sua efetiva implementação em janeiro de 2019. Veja AQUI o texto do substitutivo aprovado ontem, 1º/06/2016, no Plenário da Câmara.

---
Da Redação do Sinjufego

endereco 00