moldura geral foto historica 03

Por João Batista

Quem achou que não precisava fazer simplesmente nada, que o "leitinho" pingaria automaticamente em nossas canecas, se enganou. E isso tudo pode me estar cheirando uma tremenda armação. Antes já havia alertado que o presidente Temer, o interino, poderia ficar muito bem na fita com o funcionalismo público. Vai dizer Temer, o provisório: "Olha, eu banquei o reajuste de vocês na Câmara, sofri ataque da imprensa, mas o Senado não quis, tenho que respeitar a autonomia desse Poder". 

E com os sinais que o "poderoso chefão" do Senado quer cozinhar o galo, com papo de pedir compreensão dos servidores para o atual momento de crise, de enviar o projeto para CAE, é a confirmação que pode estar havendo um golpe contra os servidores do Poder Judiciário Federal. Mais uma vez a categoria pode estar sendo utilizada como a bucha de canhão para as pretensões políticas. E mais uma vez iludida pelos mestres da enganação. Os parlamentares, os amigos dos servidores do Judiciário, outrora grandes líderes do derruba o veto, hoje torcem o nariz para nós. 

Vejo que há um grande problema na nossa categoria: ser inocente demais! Fui chamado de pessimista, governista, pelego...etc quando disse que o veto 26 não seria derrubado na Câmara porque havia um grande acordo tácito com o Senado. Fotos, declarações de apoio em áudios e vídeos...etc, eram tudo encenação dos Senadores porque esses já sabiam que o veto não chegaria a eles, pois não seria derrubado na Câmara. Os caras são profissionais, raposas velhas, nós é que somos um tanto quanto amadores. 

Com outra roupagem, a mesma estratégia do ilusionismo parece querer se repetir. Para acelerar a aprovação do PL 2648, precisamos utilizar o que temos de melhor: voltar com as nossas mobilizações. Ocupar Brasília, ocupar especialmente o gramado do Senado. Voltar com os atos do ano passado, exercendo nossa legítima pressão. Se não ocuparmos o Senado, por fora e por dentro, poderemos ter mais um ano perdido.

Até porque é um tapa  e uma cusparada na cara da categoria o Renan não pautar o nosso projeto e mandar para sanção presidencial o projeto dos servidores do Senado. Que negócio é esse, seu Renan? Dois pesos e duas medidas? Se há uma categoria que merece urgente reajuste salarial somos nós, os servidores do Judiciário Federal, juntamente com os servidores do MPU. Afinal, nós estamos há bem mais tempo na fila.

---
João Batista Moraes Vieira é diretor do Sinjufego 

endereco 00