Sinjufego

 

 

São as atividades que contribuem para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade ambiental

O Brasil já tem 2,6 milhões de empregos verdes, e a transição para uma economia que leve a menores emissões de gases de efeito estufa pode aumentar a criação desses postos de trabalho. É o que diz o relatório "Empregos Verdes no Brasil: Quantos São, Onde Estão e Como Evoluirão nos Próximos Anos", que está sendo lançado hoje pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O levantamento considera verdes os postos de trabalho em atividades econômicas que contribuem para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade ambiental. Em 2008, o total de empregos verdes no país - 2.653.059 - representava 6,73% do total de postos de trabalho formais.

A conta da OIT considera dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho) e agregou os empregos verdes em seis categorias:

Entre as ocupações listadas estão atividades menos óbvias do ponto de vista ambiental, como as telecomunicações (evitam deslocamentos e emissão de poluentes com transporte) e a manutenção de equipamentos eletrônicos (reduzem necessidade de fabricação de novos e aumentam a eficiência energética).

Catadores - De acordo com a OIT, "a geração de empregos verdes não pode estar dissociada da noção de trabalho decente". Por isso, o levantamento exclui da conta o enorme contingente de catadores de materiais recicláveis, pela falta de proteção social da atividade e pelo grau de insalubridade a que estão expostos. "Embora atualmente não restem muitas dúvidas quanto ao papel positivo desempenhado por esses trabalhadores em relação ao meio ambiente, o fato é que certamente não é esse tipo de postos de trabalho que a OIT pretendia promover", justifica o relatório.

No documento, a OIT lista o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, a redução do IPI para eletrodomésticos da linha branca, a obrigatoriedade de inspeção veicular para controle de emissões, a regularização fundiária na Amazônia e a Política Nacional de Resíduos como medidas que poderão impulsionar a geração de empregos verdes no Brasil nos próximos anos. Com Agência Brasil