Diário da Manhã - Política e Justiça - Dia 13/12/2009
Governador Alcides Rodrigues, vice Ademir Menezes, secretário Sérgio Caiado, deputados Caiado e Mabel e Barbosa Neto em Piracanjuba
Governador se firma como condutor do processo eleitoral do ano que vem l 90 prefeitos e representantes de diversos partidos vão ao encontro l Pepistas celebram união da sigla e reforçam candidatura da Nova Frente. O encontro festivo do PP ontem, em Piracanjuba (a 86 km de Goiânia), consolidou a nova base do governador Alcides Rodrigues, reafirmou a união da sigla e fez reforço na pavimentação da candidatura da Nova Frente ao governo de Goiás em 2010. "Olha, eu não quero discutir quem vai estar com quem. Mas este encontro por si só diz. O que era para ser um encontro do PP teve a presença de todos os partidos, inclusive do PSDB", afirmou o governador Alcides Rodrigues (PP). Alcides saiu do encontro como grande condutor do processo político do ano que vem.
As presenças de diversos líderes de partidos e políticos das mais variadas vertentes em Piracanjuba mostraram a força do governo Alcides. Estavam na festa o presidente do PSDC, Ademar Borges, o presidente do PTdoB, Edivaldo Barbosa, o vice-governador Ademir Menezes (PR), o deputado federal Roberto Balestra (PP) e seus seguidores, o prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz (PP), e o deputado estadual Wellington Valim (PTdoB), a senadora Lúcia Vânia (PSDB), os deputado estaduais Samuel Almeida (PSDB), Álvaro Guimarães (PR), Marlúcio Pereira (PTB) e José Nelto (PMDB), o deputado federal Chico Abreu (PR), além dos ex-governadores Ary Valadão e Helenês Cândido e todo o secretáriado de governo - a exceção dos tucanos. Sem falar, segundo a organização, de 90 prefeitos e duas mil pessoas.
Possíveis cabeças de chapa da Nova Frente, também estavam no palanque o deputado federal e presidente regional do DEM, Ronaldo Caiado; o deputado federal e presidente do PR, Sandro Mabel; e o presidente da Goiás Turismo e do PSB, Barbosa Neto. Eles fizeram discurso uníssono e ressaltaram que o projeto será guiado pelo governador. Alcides, por sua vez, falou que o candidato será escolhido na "hora certa, nem antes, nem depois".
O presidente regional do PP, Sérgio Caiado, que é secretário de Infraestrutura, foi o organizador do evento e recebia cada um dos convidados com grande entusiasmo, na entrada da Associação Atlética Cervejão. Primeiro a discursar, ele saudou os presentes com: "Boa tarde, pepezada!" Em seguida, disse que os partidos aliados vão caminhar juntos. "Vamos ao trabalho em 2010." Os presentes puderam apreciar churrasco, cerveja e refrigerante à vontade. A parte musical ficou por conta da dupla sertaneja Rezende e Renato, Orquestra de Violeiros de Piracanjuba e cantores locais, bem ao gosto de Alcides.
Viagem
Alcides, que antes passou por Itumbiara e Bom Jesus, chegou ao clube em Piracanjuba, às 12h50. Ele foi recepcionado pelo prefeito do município, Ricardo de Pina Cabral (PP), que também aposta na força da candidatura da Nova Frente e garantiu que as prefeituras pepistas vão apoiar o candidato do governador.
O assédio era grande e o governador levou cerca de 15 minutos para chegar ao palco montado no clube. Sorridente, cumprimentava e estendia a mão a todos. No palanque, os discursos trabalharam para fortalecer a Nova Frente e apontar Alcides como referência. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Evandro Magal (PP), ressaltou que o partido está unido e buscando mais alianças. "O apoio mais disputado em 2010 será do PP. Em quem o senhor (Alcides) pôr a mão, será o novo governador do Estado."
A intenção era mesmo levantar a bandeira da união das bases. E o secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller, disse que o partido não tem cúpula e não tem base, mas sim uma família. Para arrematar, Roller mandou: "Onde Alcides riscar, o PP corta." Samuel Almeida subiu ao palanque e afirmou que Alcides é um governador sério e austero. Em seguida, quem empunhou o microfone foi Barbosa Neto. E, mais uma vez, o tom foi o mesmo. "Alcides vai dizer o rumo que os partidos vão tomar."
Caiado abriu seu pronunciamento dizendo que "se sente em casa". O líder do DEM afirmou que Alcides vai fazer o sucessor em Goiás. "Vamos ter um norte só e ganhar as eleições. Vamos levantar a bandeira. Vamos continuar no Palácio", disse. Encerrando, Mabel declarou em seu discurso que, de mãos dadas, será construído um Goiás melhor.
Balestra fez o discurso mais longo e frisou o sentido de companheirismo. Para ele, ao invés de ajudar, tem companheiro que critica. Após o palanque, ao ser questionado sobre quem seria o companheiro que não se contenta em fazer a crítica oral, ele tirou do bolso o recorte de um artigo publicado no Diário da Manhã. Leu o trecho que o incomodava, mas preferiu não citar o autor.
O trecho é do artigo publicado na página 16 do DM, na edição do último dia 7, intitulado "As traquitanas políticas", assinado por Roberto Cury, que é professor universitário e ex-procurador-geral da Assembleia Legislativa. "Companheiro não é isso. Companheiro é o que lava a mão amiga. Continuo lutando pela união da base e o governador é o grande administrador de tudo."