Sinjufego

Diário da Manhã - Economia - Dia 23/12/2009

 

 

Publicação inglesa aponta que o País está "decolando" e o marco simbólico de entrada no cenário mundial é a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro

O Brasil está decolando e o marco simbólico de entrada no cenário mundial é a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. A afirmação foi publicada na revista inglesa The Economist, no início desse mês. A sinalização de crescimento do governo brasileiro de 5% para 2010 gerou boas impressões lá fora. De acordo com a reportagem, os ingleses acreditam que até 2014 o País pode estar entre as 50 maiores economias do planeta.

Quando em 2001 os economistas colocaram o Brasil junto a países como Rússia, Índia e China, classificados como as economias que dominariam o mundo, havia especulação e desconfiança quanto à letra "B" do acrônimo Bric. O País era malvisto, com taxa de crescimento pequena e que estremecia com qualquer rumor de crise à volta. Tido ainda como lugar de crônica instabilidade política e capacidade de desperdício tão óbvia quanto o potencial lendário para talentos em futebol e carnaval, o País não levava o estrangeiro a crer que seria uma economia emergente.

Conforme retrata o periódico inglês, agora, não há espaço para tanto ceticismo. Talvez a China, diz, esteja liderando a economia do mundo para fora da recessão, mas o Brasil também está na lista. Foi o último a cair na desaceleração global e o primeiro a sair. Países asiáticos continuam sedentos por comida e mineirais brasileiros e, em 2014, o País pode ser a 50ª maior economia do planeta, ultrapassando Inglaterra.

Em alguns pontos desbanca os outros Brics em não ter conflitos étnicos, religiosos ou vizinhos hostis, por exemplo, além de ser uma democ

Brasil deve estar entre as 50 maiores economias, diz revistaracia, ao contário da China. O Brasil aprendeu a tratar os investidores estrangeiros com respeito.

Segundo a visão internacional, sob presidência de Lula, um líder sindicalista nascido na pobreza, o governo se mobilizou a diminuir as diferenças configuradas de longa data e a Olimpíada marca simbolicamente a entrada histórica do País no cenário mundial.