Sinjufego

Delaíde Miranda Arantes é natural de Pontalina (GO) e ocupa vaga destinada à Advocacia. A ministra exerceu a advocacia trabalhista exclusivamente nas áreas de direito individual e coletivo por 30 anos, prestando consultoria e assessoria jurídica para trabalhadores e empresas; além da docência na PUC-GO.

Atuando em defesa da valorização da mulher advogada, atualmente Delaíde Arantes é vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ – GO) e membro do Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás (CONEM – GO). Como advogada trabalhista, presidiu o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), do qual é sócia fundadora e foi vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB – GO em 2009. Foi a primeira presidente mulher da Associação Goiana de Advogados Trabalhistas de Goiás (AGATRA).  A ministra também  é autora de diversos livros jurídicos, como “Trabalho Doméstico - Direitos e Deveres” e “Execução Trabalhista Célere e Eficiente - Um Sonho Possível”.

Com a nomeação, o TST passará a contar com seis mulheres em seu quadro de magistrados. Do total de 27 ministros, cinco ministras já atuam no TST: Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, Maria de Assis Calsing, Kátia Magalhães Arruda e Dora Maria da Costa – além da juíza convocada, Maria Doralice Novaes.

"Temos a honra de participar da posse da primeira presidente da Agatra-GO, Delaíde Arantes, no cargo de ministra do TST. É a segunda ministra a ser empossada naquele Tribunal que possui uma relação direta com a nossa categoria em Goiás. A primeira foi a ministra Dora Maria da Costa que, no biênio 2005/2007, presidiu o TRT-GO", declara o presidente do Sinjufego, João Batista Moraes Vieira, informando que, na oportunidade, fará gestões pela aprovação do PCS do servidores do Poder Judiciário Federal (PL 6613/2009).

delade na posse do pres trt-go 28.01.2011

Delaíde Arantes na posse do presidente do TRT-GO, desembargador Mário Bottazzo
Clique aqui para acessar o perfil da ministra do TST

Fonte:
Carolina Skorupski, Assessora de Comunicação do Sinjufego