Sinjufego

De acordo com matéria publicada no portal do Conselho de Justiça Federal, um dos temas já levantados pelo encontro, que foi aberto pelo presidente do CJF e do STJ, ministro César Asfor Rocha, foi a segurança de juízes, especialmente os que atuam na esfera criminal. Além do presidente do CJF e do STJ, participam da reunião em Brasília o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido; os cinco presidentes dos Tribunais Regionais Federais [TRFs]; os cinco corregedores regionais; os cinco diretores das Escolas de Magistratura; cinco diretores da Ajufe; os cinco coordenadores dos Juizados Especiais Federais, os 27 diretores das seções judiciárias da Justiça Federal e mais dois representantes dos foros, totalizando aproximadamente 108 pessoas.

O Portal do CJF informa que até o final desta quarta-feira (24/09), o encontro pretende ainda definir os projetos prioritários que alteram a estrutura da Justiça Federal, tais como o Projeto de Lei n. 5.829/2005, que cria 230 novas varas federais; o anteprojeto de ampliação e descentralização dos TRFs; bem como a reestruturação das turmas recursais e corregedorias.

Roniel Andrade afirma que acompanhará a abertura dos trabalhos desta quarta-feira e que pretende conversar com os presidentes dos tribunais regionais, coordenadores dos Juizados Especiais Federais e diretores de seções judiciárias da JF. De acordo com Roniel, o objetivo das conversas é ressaltar a necessidade da uniformização dos procedimentos de segurança no âmbito de toda a Justiça Federal. Segundo o coordenador da Fenajufe, há um debate para que a reestruturação seja feita nos moldes da que foi implementada no TRF da 3ª Região, em São Paulo.

Sessão do CJF
Na parte da manhã de terça-feira (23/09), Roniel Andrade e Cláudio Azevedo acompanharam a sessão ordinária do Conselho da Justiça Federal, que aconteceu na sede do próprio CJF, em Brasília. A sessão foi presidida pelo novo presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha. Também participaram da sessão o novo vice-presidente, ministro Ari Pargendler; e o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido.

Após a sessão do CJF, o coordenador da Fenajufe foi até a secretaria-geral e na oportunidade conversou com a assessora especial, Denise Guimarães Tangari. O objetivo era conhecer a proposta do novo coordenador-geral, ministro Hamilton Carvalhido, com relação ao setor de segurança da Justiça Federal. Carvalhido é também o novo secretário da Comissão Nacional de Segurança, instituída pela Portaria 17, publicada no Diário Oficial da União de 4 de abril de 2008.
Denise informou que o ministro pretendia já ter realizado uma reunião da Comissão, que não aconteceu por falta de agenda. De acordo com ela, uma reunião deverá ser marcada para o mais breve possível.

Fonte: Agência Fenajufe de Notícias