Os coordenadores da Fenajufe saudaram a presença dos representantes de seus sindicatos filiados e também explicaram a importância da realização do encontro, que neste ano, em especial, tem como principal objetivo mobilizar o movimento sindical do Judiciário Federal e MPU para a luta em torno da realização da 1º Conferência de Comunicação. Eles ressaltaram a participação na Comissão Nacional Pró-Conferência e o trabalho que vem desempenhando ao lado de outras organizações, como a Abraço [Associação Brasileira de Rádios Comunitárias], o FNDC [Fórum Nacional da Democratização de Comunicação], o CFP [Conselho Federal de Psicologia] e o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação.
     Após a abertura do encontro foi apresentado um clipe, produzido pela Fenajufe e pelo jornalista Caio Teixeira, sobre o monopólio dos meios de comunicação no Brasil, a concentração nas mãos das grandes empresas e também de políticos nas várias regiões do país e a importância do envolvimento das entidades sindicais no processo da Conferência de Comunicação.
     A Conferência Nacional de Comunicação e a importância do engajamento dos movimentos sociais e sindical nesta luta foi o tema do primeiro painel do dia, com as presenças da jornalista do MST, Maria Melo; do coordenador da Abraço, José Sóter; do integrante do Intervozes, Jonas Valente; do membro da Comissão Amazonense Pró-Conferência de Comunicação, Moisés Aragão; da representante do CFP, Roseli Goffman; e da coordenadora Sheila Tinoco. 
    Sheila destacou a participação da Fenajufe no processo de construção da Conferência e reforçou a necessidade de todos os sindicatos presentes se somarem às outras organizações sociais nos Estados. Sobre a importância dos trabalhadores do Judiciário e do MPU estarem nessa luta, Sheila argumentou que essa deve ser uma preocupação de todos que se preocupam com um Judiciário diferente e mais democrático. 
    Além dos dirigentes e dos jornalistas sindicais, também participam do 5º Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe o professor de comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFMA) e presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFMA, José Antônio; e da psicóloga e integrante da Articulação Mulher e Mídia e da Comissão Paulista Pró-Conferência de Comunicação, Raquel Moreno.
Confira mais tarde detalhes sobre o painel A Conferência Nacional de Comunicação e a importância do engajamento dos movimentos sociais e sindical nesta luta. Em instantes, terá início o painel Os desafios da comunicação alternativa e popular na mídia eletrônica, com Maurício Hashizume, editor da Repórter Brasil; e Paulo Miranda, vice-presidente da ABCCOM (Associação Brasileira de Canais Comunitários).
    Fonte: Agência Fenajufe de Notícias