Para o parlamentar, a aprovação do projeto será um avanço significativo no caminho de uma Justiça mais célere no Brasil.
Leia a íntegra do discurso:
“Ontem (09), aprovamos aqui o pedido de urgência do PL 5829, uma ação importante desta Casa que adormecia desde 2005, que reserva para as populações pobres dos recantos mais distantes deste País uma importância muito grande: levar o Poder Judiciário Federal a diversas localidades deste País continente que ainda não dispõem dessa assistência judiciária mais próxima.
A criação de cerca de 230 novas Varas Federais não só irá implementar uma Justiça mais célere, mais dinâmica, mas principalmente dará oportunidade às pessoas mais pobres, carentes, com dificuldades de locomoção o acesso à Justiça Federal mais próxima.
Temos aproximadamente em nosso País cerca de 10 milhões de processos tramitando na Justiça Federal, muito deles distantes daqueles que efetivamente promoveram as ações ou que tenham algum interesse direto com essas ações.
Parabéns aos membros da Câmara dos Deputados. Espero que esse projeto possa tramitar.
Quero ainda dizer que, na qualidade de autor do requerimento de pedido de urgência, nos sentimos extremamente felizes de ver, na noite de ontem, a aprovação por parte dos nossos companheiros, colegas, Deputados Federais, e também os Parlamentares desta Mesa Diretora, desse requerimento de urgência dessa matéria importante”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Manoel Júnior