Foi um trabalho ininterrupto de quase três anos de milhares de aprovados de todo o País. Desde o dia 3 de abril,  o Sinjufego mantém semanalmente, na Câmara dos Deputados,  um intenso trabalho de contatos e reuniões com os deputados federais e líderes de partidos, blocos, minoria e governo para que o Projeto de Lei 5.829/2005, aprovado nas Comissões do Trabalho e Serviço Público, Finanças e Tributação e, Constituição, Justiça e Cidadania em 2007, fosse à votação no Plenário da Casa de Legislativa.
 
No dia 4 de Junho, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, incluiu o PL 5.829/2005 e os Requerimentos de Urgência na ordem do dia de 9 de junho de 2009. "Mesmo com pouco mais da metade dos deputados presentes em plenário e votação nominal, conseguimos garantir a aprovação do requerimento de urgência durante a sessão extraordinária", afirmou Cezar Prazeres, presidente do Sinjufego e membro da Coordenação do Movimento Nacional.

Manifestação em Plenário do Deputado Carlos Sampaio(PSDB-SP) garante aprovação do Regime de Urgência
 
O ponto alto da sessão foi quando o Deputado Federal Carlos Sampaio, do PSDB-SP, se opondo à decisão do partido pela obstrução da pauta, tomou a palavra em plenário e afirmou: " Sr. Presidente, informo a V.Exa. e a todos os demais que o Deputado Carlos Sampaio, contrariando a orientação da bancada vai votar 'sim' ". Sem dúvida, a posição do parlamentar favorável a criação das 230 varas federais e a sua manifestação em plenário foi fundamental para que outros deputados do PSDB votassem pelo Regime de Urgência, contribuindo decisivamente para a vitória do Movimento Nacional e da Sociedade Brasileira, que anseiam por uma Justiça Federal ao alcance de todos e mais ágil.

O Sinjufego, entidade que integra a coordenação do Movimento Nacional, atuará intensamente para garantir a aprovação do Projeto de Lei nesta terça-feira, 16 de junho, com a incansável participação dos milhares de aprovados nos concursos dos TRFs e o apoio e participação de outros sindicatos, e as entidades de advogados e de juízes federais. "Todos estão convidados a juntarem-se a nós nessa luta", afirmou Cezar Prazeres.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinjufego