Sinjufego participa de Reunião Ampliada da Fenajufe

Saúde e segurança dos servidores na pandemia do coronavírus foi o ponto central dos debates

 

Foto reuniao ampliada

Representado pelo Vice-Presidente, Osmarino Júnior Tavares Teixeira, o Sinjufego participou, no último sábado (23) da Reunião Ampliada da Fenajufe.
 
Com participação de  19 (dezenove) Sindicatos  de base e mais de 140  servidores, entre delegados e observadores, o encontro aconteceu de forma virtual, abordando assunto de interesses da categoria e da necessidade de segurança no ambiente de trabalho para retorno aos trabalhos presenciais dos servidores do Poder Judiciário da União.
 
Os principais temas debatidos foram: Reforma Administrativa, construção da greve sanitária, segurança para os servidores da Justiça Eleitoral na realização das Eleições Municipais de 2020, Impactos das PECs 186 e 188/2019 para os servidores do Poder Judiciário da União, adesão a campanha nacional “#Fora Bolsonaro”.
 
Na abertura do evento, aconteceu o debate sobre a conjuntura nacional, com os palestrantes Vladimir Nepomuceno, Consultor Sindical, e, Marilane Teixeira, Doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto Econômico da Unicamp.
 
Entre os temas debatidos pelos palestrantes com a categoria, destacou-se a agenda do Governo Federal junto ao parlamento, que visa retirar direitos dos servidores e precarizar os serviços públicos, em especial as PEC's 186 e 188/2019.
 
Marilane Teixeira destacou, ainda, que “o Governo Bolsonaro pretende aprofundar os efeitos da EC 95/2016, o que implicaria a retirada de mais recursos das áreas da saúde, educação e segurança, além do conjunto de servidores públicos da União, Estados e Municípios”. 
 
Os Delegados presentes destacaram a grande preocupação com a crise sanitária que assola o país em virtude da pandemia do covid-19. Neste sentido, a Ampliada recebeu várias propostas, com destaque para a construção da Greve Sanitária em prol da defesa da classe trabalhadora e da população em geral, sobretudo o perigo da realização das Eleições Municipais de 2020 para os servidores da Justiça Eleitoral.
 
Vladimir Nepomuceno destacou “a importância da união entre as três esferas do serviço publico (federal, estadual e municipal) em torno de um objetivo comum, qual seja, fazer a defesa do serviço público como integrante da sociedade, posto que o servidor está inserido no meio social.”
 
Das 55 propostas encaminhadas para avaliação, por falta de tempo, a Mesa condutora dos trabalhos propôs que fossem tratadas duas questões principais: a) a adesão da Federação à Campanha Nacional denominada “#Fora Bolsonaro”; b) Construção de Greve Sanitária visando proteger a vida contra o contágio pela Covid-19, em virtude das Eleições Municipais de 2020.
As demais propostas destacadas para uma futura reunião ampliada a ser convocada no dia 19/09/2020.
 
Ao final, depois de intenso debate, foi aprovado pela maioria a construção da greve sanitária, tendo como parâmetro o inegociável valor atribuído à vida, conjugado com a incapacidade do Judiciário Federal em garantir a segurança sanitária, tanto de quem trabalha na Justiça Federal, quanto dos colaboradores presentes na linha de frente das eleições, sobretudo quanto aos serviços prestados pelos mesários. 
 
---    

Sinjufego – 30 anos de lutas e conquistas.