Reposição Salarial: sindicatos do PJU aprovam mobilização

Calendário de mobilização foi aprovado nesta quarta-feira (19) em reunião entre a Fenajufe e os sindicatos de base
 
O Sinjufego, representado pelos diretores João Batista, Osmarino Tavares e Marcos Alves, participou na noite de ontem de reunião virtual convocada pela Fenajufe com todos os seus sindicatos filiados.
 
A pauta do encontro foi para deliberar sobre a campanha salarial de reposição das perdas inflacionárias. Na ocasião, os assessores parlamentar e econômico da  Federação apontaram os caminhos para recompor o índice de 19,99% de defasagem salarial, medido pelo IPCA no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. 
 
Foi ainda destacado o entrave que o ano eleitoral impõe aos projetos de reposição salarial que devem ser aprovado até o dia 4 de abril de 2022 para que seja alterado a Lei Orçamentária. A legislação eleitoral impede que reajuste salarial seja concedido antes de 6 meses da eleição.
 
Nesta quinta-feira, 20, a Fenajufe tem reunião agendada com a vice-presidente do STF, ministra Rosa Weber. Entre outros pontos, a Federação deve solicitar que seja enviado à Câmara Federal projeto de lei de reajuste salarial da categoria.
 
Veja abaixo o calendário de mobilização aprovado:
 
24 a 28/01 - assembleias e ou mobilizações para que os sindicatos apresentem o material da exposição aos filiados sobre a possibilidade de reajuste;
 
27/01 – Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais;
 
02/02 – Ato em Brasília por ocasião do retorno do recesso legislativo e judiciário (se a pandemia permitir);
 
07 a 11/02 - semana de mobilização virtual nacional;
 
14/02 a 25/02 – Entrar em estado de greve/ participar da jornada de mobilização, paralisações e luta em prol da isonomia/ recomposição salarial;
 
09/03 – Indicativo de Greve Geral do Funcionalismo Público.
 
---
Sinjufego