Sinjufego se reúne com o Presidente eleito do TRE/GO

WhatsApp Image 2022 03 31 at 11.29.05Temas importantes de interesses dos servidores foram pautas do encontro

No final da tarde de ontem, dia 30, o sindicato, representado pelo Presidente, João Batista Moraes Vieira, e pelos diretores, Leopoldo Donizete de Lima, Tênisson de Souza Cavalcante e Jânio da Mota, se reuniu com o Desembargador Itaney Campos, Presidente eleito para comandar o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE/GO), biênio 2022/2024. Participou, ainda, da reunião, a servidora do TRE/GO, Milena.

A reunião ocorreu no gabinete do Desembargador, no TJ/GO, e faz parte da agenda de compromissos do sindicato em defesa dos seus filiados, que consiste em visitar os gestores eleitos para apresentar a entidade sindical e levar ao conhecimento do novo Presidente, as principais pautas dos servidores. O mesmo procedimento é adotado na Justiça Federal e do Trabalho. Na reunião, foram abordados os assuntos abaixo:

1. Explicação do pedido do sindicato sobre a ascensão automática do Vice-Presidente ao cargo de Presidente – foi feito um breve histórico da luta do sindicato pela mudança do mandato do Presidente para 2 (dois) anos, fato já consumado, após provocação do sindicato ao CNJ, e a defesa da ascensão automática do Vice-Presidente e Corregedor ao cargo de Presidente. O sindicato pediu apoio ao Presidente eleito para o pleito, esclarecendo que eventual provocação ao CNJ, para a posse automática do Vice-Presidente, não alcançará situações já constituída, no caso, a eleição do Desembargador Itaney,

2. Defesa de destinação dos cargos em comissão e funções para os servidores do quadro do TRE-GO – foi relatado ao Presidente eleito que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE/GO) conta com um quadro de servidores altamente qualificado, sendo desnecessário trazer pessoal extra quadro para assumir cargos ou funções no tribunal. Ressaltou que há vários mandatos o cargo de Diretor Geral é ocupado por servidor de carreira. O novo Presidente comprometeu-se a priorizar a ocupação de cargos e funções por servidores da casa, adiantando ao sindicato que o atual Diretor Geral, Wilson Gamboge será mantido no cargo.

3. Apelo para que seja elaborado plano de segurança para proteção dos servidores durante as eleições de 2022 - Foi relatado ano novo Presidente a preocupação do sindicato com a segurança dos servidores com o processo eleitoral que se avizinha. Campanha para desacreditar as urnas eletrônicas, as vezes, endossadas até por servidores da casa, polarização da disputa eleitoral, ataques à instituição e aos servidores, merecem da nova administração uma atenção especial. O Desembargador comunga da mesma preocupação do sindicato e buscará um plano de contingência junto às forças policiais para garantir a segurança do processo eleitoral. O sindicato reportou a reunião recente realizada com o Presidente do TSE, Ministro Fachin, na qual foi tratada o tema segurança nas eleições.

4. Defesa da democracia porque defender a Justiça Eleitoral é defender a Democracia – sensível ao tema, o novo Presidente reconheceu a importância da Justiça Eleitoral para o regime democrático, se diz um defensor da democracia e das eleições realizadas através das urnas eletrônicas, que garantiram confiabilidade ao processo eleitoral.

5. Gestão mais humanizada do TRE-GO que não coloque os números como um fim em si mesmo e que seja promovida a melhora do clima organizacional – o sindicato demonstrou preocupação com a métrica adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelos Tribunais, focados em cumprimento de metas e números, colocando em segundo plano o aspecto humano do servidor. Defendeu a humanização das ferramentas de controle que devem observar, além das metas, as particularidades das zonas eleitorais e a execução de outras tarefas não mensuradas por números. O novo Presidente ponderou que a cobrança por metas, que também faz parte do dia a dia do TJ/GO, não podem extrapolar o bom senso.

6. Retorno do banco de horas que foi extinto sem observar o prazo prescricional de 5 anos – a pedido de servidores que tiveram o banco de horas extinto em razão da prescrição, o sindicato cobrou apoio do novo Presidente para retorno do banco de horas extinto, ponderando que vários tribunais adotam o prazo de 5 (cinco), citando até o caso do TRE/PI, cujo prazo é indeterminado.

7. Maior participação da mulher na ocupação de funções, conforme prevê a Resolução n. 255/2018 do CNJ - Defensor da causa, o sindicato cobrou da nova administração que priorize, também, maior participação das mulheres na ocupação dos cargos e funções do TRE/GO.
Filie-se ao Sindicato.
---
Sinjufego – www.sinjufego.org.br
---
Filie-se: https://sinjufego.news/filiacao