Apagão do Judiciário Pressiona STF Por Reajuste Salarial


Sinjufego participou de ato em Brasília em favor da recomposição salarial


WhatsApp Image 2022 08 04 at 22.03.44


Na data de ontem, 03/08/2022, O presidente do Sinjufego, João Batista Moraes Vieira, acompanhado dos Diretores do sindicato, Gilvani Ferraz Torres de Carvalho e Fernanda Dias Rocha, e, das filiadas, Roneide Moreira Domingues Maia e Áurea Pires Zanela, participaram de ato, em frente ao Supremo Tribunal Federal, pela recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário da União.


Durante a manifestação, os representantes da Fenajufe foram recebidos pelo Diretor Geral do Supremo Tribunal Federal, Edmundo Veras, que informou que, na próxima sessão administrativa, o ministro Luiz Fux deve levar aos demais ministros a possibilidade de reajuste de salários para servidoras e servidores, na proposta orçamentária do Judiciário da União. O índice será de 13,5%, como aquele anunciado pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, para o MPU. Mas a forma como será concedido, não foi informada.

Mais uma vez fica comprovado o que o sindicato sempre defende: “sem luta não há vitória”. A pressão dos servidores contribuiu para o avanço nas negociações. Longe de repor as perdas inflacionárias dos servidores, o que foi informado na reunião pela federação, a discussão do aumento, em sessão administrativa, representa um avanço em relação ao proposto pelo governo Bolsonaro – “ZERO”.

Na reunião, o Diretor Geral informou que os temas Polícia Judicial e Nível Superior para Técnicos Judiciários (NS), cobrados pelos representantes da categoria, serão tratadas no Fórum Permanente de Carreira do CNJ. Os representantes também questionaram os estudos que levaram o STF à proposta dos 13,5%. Para a Federação, é importante conhecer qual é a lógica adotada pelo Tribunal. Destaque-se que é patente nas discussões da categoria, que desde a época que a EC 95 estabeleceu uma margem de crescimento nos orçamentos, que ao longo de 2019 até 2022, nunca foi repassada às folhas de pagamento.

Hoje, o sindicato recebeu informações da Associação dos Servidores do Ministério Público da Federal (ASMPF), que existe a hipótese que, naquele órgão, a proposta de recomposição salarial dos 13,5% seja encaminhada para implementação em parcela única. O que deverá ser cobrado pelos dirigentes sindicais para o PJU.

Por fim, os representantes foram informados que está previsto na proposta orçamentária do PJU, que será encaminhada pelo próximo Presidente do Supremo, Ministra Rosa Weber, a correção dos benefícios (auxílio creche, alimentação e saúde).

Confira, abaixo, a fala do Presidente do Sinjufego , João Batista Moraes Vieira, presente no ato no STF.


--
Da redação do Sinjufego