NOTA DE APOIO

O Sintrajud vem através desta nota confirmar seu apoio à luta por mais vagas nos quadros da Justiça Eleitoral, tanto para as Secretarias como para os Cartórios, em todo o país, bem como pela aprovação da isonomia das FCs dos Chefes de Cartório do Interior e da Capital e do encaminhamento do projeto que confere 1 FC6 e 1 FC1 aos Cartórios eleitorais.

Como se sabe, em especial nos Cartórios do Interior, em que pese o empenho muitas vezes heróico do pessoal requisitado, ainda há falta de pessoal do quadro para tocar os trabalhos de forma ininterrupta, profissionalizada, impulsionando as administrações dos tribunais a contribuir nessa profissionalização de forma mais direta, através de cursos e qualificações, que hoje acontece de forma pouco intensiva..

Com apenas 2 vagas do quadro nos Cartórios, a Justiça Eleitoral fica à mercê dos humores dos governos e prefeituras locais quanto ao empréstimo e devolução dos requisitados e por isso mesmo, investindo pouco em treinamentos e profissionalização.

Por outro lado os requisitados têm perdido cada vez mais direitos e benefícios, garantidos aos que permaneceram em seus locais de origem. Além disso, as vagas para as quais prestaram concurso permanecem bloqueadas causando deficiência na prestação de serviços importantes à população, como no caso da Educação e Saúde.

Finalmente, não poderíamos deixar de fazer referência ao plano de lutas que defendemos na última plenária da Fenajufe, pela nossa inserção nas lutas gerais junto a todos os movimentos da classe trabalhadora contra as investidas do governo, para refazer seus déficits com as recentes ajudas às grandes multinacionais, às custas do desemprego e da precarização dos salários e do serviço público.

Como forma de combater o desemprego e a redução dos salários apoiamos a criação de vagas no serviço público, pela realização de novos concursos públicos, contra as terceirizações e contra o programa de criação das fundações.

Portanto, em defesa do serviço público de qualidade e que atenda às necessidades de toda a população, juntamo-nos a essa luta encabeçada pelo Sinjufego.

 

Sintrajud – São Paulo – 02/07/2009