Após fazerem uma série de críticas ao documento apresentado pelos diretores gerais, os integrantes da comissão interdisciplinar apresentaram uma proposta alternativa, que mantém a GAE e a GAS e no lugar da Gratificação de Desempenho propõe a Gratificação de Representação (GR), a ser paga a todos os servidores que não possuem FC, CJ, GAS e GAE. Até o momento, no entanto, a Fenajufe não obteve qualquer resposta dos diretores gerais com relação à alternativa apresentada pela comissão.
O coordenador Ramiro López, representante da Fenajufe na comissão interdisciplinar, afirma que as duas propostas não contemplam as reivindicações aprovadas pelos servidores nos fóruns deliberativos, promovidos pela Fenajufe, e que, por isso, ele continuará atuando para que o resultado final dos trabalhos seja realmente um Plano de Carreira. “Trabalhamos durante todos esses oito meses para avançar em algum projeto que atendesse os anseios da categoria sob o ponto de vista da Carreira. Agora vamos continuar pressionando a cúpula do Judiciário para tentarmos reverter essa situação. Mesmo que a proposta da comissão seja aceita pelos diretores gerais, serão necessários alguns ajustes, como, por exemplo, rediscutir os valores da GAE e da GAS e garantir a extensão da GAS para a aposentaria. Não vamos aceitar que haja qualquer retrocesso em relação ao atual PCS”, ressalta Ramiro.
Ele afirma que a Fenajufe convocará uma reunião da Diretoria Executiva para definir quais as próximas ações serão realizadas em defesa do Plano de Carreira. Sobre o calendário de luta, o coordenador considera fundamental que os sindicatos joguem peso nas atividades em cada local de trabalho, conversem com a categoria sobre a necessidade das mobilizações e realizem um grande Dia Nacional de Luta, na próxima quarta-feira, 8 de julho.
Sindicatos devem garantir Dia Nacional de Lutas
Os coordenadores de plantão Rogério Fagundes e Lúcia Bernardes afirmam que nesse momento, mais do que nunca, os sindicatos terão que mobilizar a categoria e garantir uma boa adesão ao calendário aprovado na XV Plenária Nacional da Fenajufe. Lúcia orienta que os sindicatos realizem assembléia para discutir as propostas dos DGs e da comissão e mobilizem os servidores para o Dia Nacional de Lutas, na próxima quarta-feira.
“Os sindicatos que ainda não realizaram assembléia devem convocá-la imediatamente. É preciso começar a preparar a categoria para o próximo período, que exigirá de todos nós um grande empenho”, ressalta Lúcia.
A Fenajufe orienta que todos os sindicatos informem ao setor de comunicação o resultado das assembleias e as atividades que serão realizadas no dia 8 de julho. O objetivo é dar grande visibilidade às mobilizações em nível nacional e mostrar que os servidores estão dispostos a lutar pelo Plano de Carreira.
Fonte: Agência Fenajufe de Notícias