Vitória da Categoria: Veto ao NS é derrubado


Nível Superior para o cargo de Técnico Judiciário do PJU vira realidade

veto derrubado 2022 12 15 21.01.09
Na tarde desta quinta-feira, 15, durante sessão conjunta do Congresso Nacional, após grande mobilização das entidades sindicais dos servidores do Poder Judiciário da União, foi derrubado o veto de Jair Bolsonaro (51/2022), que altera a escolaridade para nível superior como requisito para ingresso no cargo de Técnico Judiciário (NS).

O Sinjufego, representado pelo seu Presidente, João Batista Moraes Vieira, juntamente com os Diretores, sempre apoiaram a causa dos Técnicos Judiciários. No início dos trabalhos do Congresso, a informação era que a apreciação do veto seria adiada, por falta de acordo dos Líderes Partidários e, com isso, não havia garantia de votos suficientes para a derrubada do veto.

Contudo, após forte trabalho da Fenajufe e dos sindicatos de base, apoiados pelos deputados e senadores de oposição, foi anunciado pelo Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que, após acordo de Líderes, o veto seria apreciado. O esforço concentrado valeu a pena – o veto foi derrubado, tornando realidade uma luta que já vinha arrastando há mais de 15 (quinze) anos.

Superada essa etapa, a mobilização agora deve concentrar na aprovação do projeto de recomposição salarial da categoria (PL 2441/2022). Nos bastidores, surgiu a informação que o Presidente da Câmara, Arthur Lyra (PR/AL), está cogitando reduzir o índice de aumento ou prorrogar a implementação das parcelas para 04 (quatro) anos, fato desmentido pelo Relator do Orçamento, Deputado Marcelo Castro (MDB/PI), conforme divulgado pelo Sinjufego nesta tarde.

A sessão do Congresso foi acompanhada pela representante do Núcleo dos Técnicos/GO, Márcia Bueno, servidora do TRT-GO e filiada ao Sinjufego.

--
Sinjufego