moldura geral foto historica 03

1joaobatistaPor João Batista Moraes Vieira

Há fortes indícios de que 2016 caminha para ser mais um ano perdido para os servidores do Judiciário Federal. Ontem, 13/04, o líder do Democratas na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), disse que nada se vota antes da decisão do impeachment.

Ora, nenhuma novidade nisso. Ainda tem mais: nada se votará no Senado na situação hipotética do impedimento da presidente se confirmar na Câmara. Nesse caso, a admissibilidade do afastamento, por maioria simples, deve ser deliberada no Senado lá pelos meados de maio, depois se passaria à fase do julgamento propriamente dito com prazo de 180 dias na gestão do vice-presidente que já anunciou no seu "discurso de posse" que o povo deverá contribuir com sacrifícios e sob a sua nova direção colocará uma placa de "fechado para balanço".

Se erramos em 2010, ao confiar num acordo de Lula e Peluso após as eleições daquele ano; erramos também em 2015, ao não aproveitar a forte mobilização contra o veto para buscar melhorias e aprovar o PL 2648. Em ambos perdemos o bonde da história.

Os dirigentes sindicais devem ter sempre o compromisso de guiar a categoria para o melhor caminho e não se deixarem levar por interesses estranhos aos dos servidores nem pela fogueira das vaidades de fotos, áudios, vídeos nem pelas pretensões políticas sindicais ao Congrejufe. É preciso haver trato sério com os assuntos da categoria.

O setor CUTISTA/PETISTA está pagando caro pelo erro que foi feito em 2010, está perdendo sindicatos como num efeito dominó. Esse segmento encabeçou a saída de uma greve forte que nos levaria a conquista do PCS em 2010. Igualmente a ala radical do PSTU/LUTAFENAJUFE começa a sentir o baque pelo erro cometido em 2015, setor esse que esticou perigosamente a corda no pescoço da categoria, endossou em 2015 articulação para arquivar o requerimento de urgência e hoje desesperadamente atua pela aprovação do requerimento de urgência.

O atual cenário político-econômico continua muito nebuloso. Nada está garantido em 2016, não vamos dourar a pílula. Com a queda na arrecadação federal, começa a sair falas sobre parcelamento de salários dos servidores. Não queremos que a pauta de reivindicação dos sindicatos corra o risco de se transformar numa bandeira de luta contra o parcelamento e atraso de salários. Fiquemos atentos a isso.

2015 é a imagem refletida no espelho de 2010. Nesses anos tivemos as melhores chances de sair do zero, de pelo menos diminuir nossas perdas. Estamos hoje pagando pelos erros cometidos no passado. É preciso que os líderes sindicais façam essa mea culpa e que não insistam mais nos erros.

---
João Batista Moraes Vieira é diretor de organização do Sinjufego e coordenador da Fenajufe

Obs.: Este artigo é de inteira responsabilidade do autor, não representando, necessariamente, a opinião da diretoria do Sinjufego

endereco 00