moldura geral foto historica 03

Pesquisa - Ações Judiciais

Sinjufego ingressa com ação para assegurar tempo de serviço na aposentadoria (Ação nº 1012255-89.2020.4.01.3400)

Ação sobre as nulidades - Reforma da Previdência

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás - Sinjufego promoveu ação coletiva em favor da categoria para assegurar o direito dos servidores ao cômputo do tempo de serviço anterior à Emenda Constitucional nº 20/1998 para fins de aposentadoria, independentemente da comprovação de contribuição referente ao período, bem como impedir que as aposentadorias já concedidas com averbação de tempo de serviço sejam anuladas, vez que a legislação só passou a exigir comprovação da contribuição previdenciária após 1998.

Ao prever a possibilidade de anulação de aposentadorias já em gozo pelos seus beneficiários, a Emenda Constitucional nº 103/2019 (art. 25, § 3) acaba por ferir o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e o princípio da segurança jurídica, vez que pretende atacar um conjunto de direitos que já foram incorporados ao patrimônio jurídico dos servidores, que observaram todas as normas vigentes à época da concessão de suas aposentadorias, atendendo a todas as condições até então exigidas.

A inovação inconstitucional perpetuada pela Emenda nº 103, que impossibilita o cômputo do tempo ficto e desconstitui situações jurídicas já consolidadas, viola o núcleo essencial da proteção constitucional, que não pode ser alterado nem mesmo por emendas constitucionais, vez que afronta cláusulas pétreas da Constituição Federal.

O processo recebeu o nº 1012255-89.2020.4.01.3400 e tramita na 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal.

processo foi distribuído e concluso para decisão.

Clique AQUI e veja os últimos andamentos.

endereco 00