moldura geral foto historica 03

“Morte de idoso reduzirá nosso déficit previdenciário”

Assessora de Guedes enxergava morte de idosos como positiva para as contas do Governo

 
Foto Solange VieiraA Revista Forum publicou na edição de 26/05 reportagem que traz parte dos bastidores das ações do Governo no enfrentamento à pandemia, os fatos foram revelados pela agência Reuters.
 
 
Segundo relato do períodico, em março, quando o Ministério da Saúde apresentou previsões sobre o impacto da pandemia do coronavírus no Brasil para o Ministério da Economia, servidores próximos do ministro Paulo Guedes teriam minimizado o impacto da doença e até visto de forma positiva.
 
 

Reportagem dos jornalistas Stephen Eisenhammer e Gabriel Stargardter, da agência Reuters, traçou uma linha do tempo que mostra como o Brasil se tornou o segundo mais afetado pela doença no mundo, apesar de ter monitorado a Covid-19 desde o início.

 
Uma das fontes ouvidas pela matéria foi o epidemiologista Julio Croda, chefe do departamento de imunização e doenças transmissíveis do Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro Henrique Mandetta. Croda revela bastidores da crise e aponta que a Economia minimizou a doença.
 
Quando foi apresentar balanços feitos pela Saúde sobre a pandemia, ainda em março, Croda ouviu de uma figura muito próxima de Paulo Guedes, Solange Vieira, que o cenário era “bom”.
“É bom que as mortes se concentrem entre os idosos… Isso melhorará nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário”, afirmou a economista que comanda a Superintendência de Seguros Privados por indicação de Guedes. Ela foi uma das figuras centrais na Reforma da Previdência e chegou a ser cotada para presidir o BNDES.
Na época, o ministro Paulo Guedes ainda afirmava que a economia do Brasil poderia crescer “2% ou 2,5%” diante da pandemia.
 
O SINJUFEGO, como entidade de classe que participa da sociedade civil organizada, defende a vida acima dos interesses econômicos. Parece tão óbvio dizer, mas é preciso reafirmar que pessoas não podem ser tratadas como meros números estatísticos, os aposentados deste país merecem todo nosso respeito e consideração.
 
---

Sinjufego – 30 anos de lutas e de conquistas

 Endereço: Rua 115, Qd. F-36, Lt. 86, nº 662, Setor Sul, Goiânia-GO, CEP: 74.085-325
Telefone: (62) 3942-0641 || E-mail: sinjufego@sinjufego.org.br
Google Maps - Localização