moldura geral foto historica 03

Covid-19 no TRE-GO: Nota do Sinjufego

O Sinjufego esclarece que nos últimos quinze dias já realizou duas reuniões com a Presidência do TRE-GO para discutir os casos de Covid-19 surgidos no ambiente de trabalho da Sede do Tribunal.

 

tre foto predioDesses encontros restaram evidenciados dois pontos: primeiro, que não há nenhuma ordem oficial que determine o trabalho presencial aos servidores; segundo, que há servidores que estão indo trabalhar por iniciativa própria.

 

O sindicato reitera que o trabalho remoto neste momento, principalmente de agravamento da crise sanitária em nosso Estado dever ser a regra, não sendo nenhum privilégio, trata-se de um importante protocolo de segurança que previne o contágio ao coronavírus, portanto, uma medida que salva vidas.

 

Em especial neste mês de julho/2020, o trabalho presencial deve continuar sendo mais restrito na Sede do Tribunal, com número mínimo de servidores, em rodízio de trabalho, para manter os serviços necessários de informática. Há um consenso de que a garantia de acesso aos serviços remotos depende do trabalho presencial de parte reduzida dos servidores da STI.

 

Foi também solicitada atenção aos servidores que estão no Anexo II do Tribunal. Nesse ponto, o Diretor-Geral disse que o trabalho de manutenção das urnas não pode parar e que mesmo assim há possibilidade de  haver uma redução do trabalho presencial no Anexo II.

 

A esses servidores da informática do TRE-GO, incluindo efetivos, requisitados e terceirizados, que estão na linha de frente, e cujo trabalho assegura o trabalho de outros tantos colegas, fica o nosso registro de agradecimento e de reconhecimento pelos serviços realizados.

 

Por outro lado, o sindicato faz um apelo àqueles servidores mais resistentes à ideia do serviço remoto que façam um esforço para que seja priorizado o trabalho feito de suas casas, dessa forma estarão protegendo a si mesmos e os demais colegas. Mas havendo eventuais situações de imposição de trabalho presencial, os casos devem ser reportados imediatamente ao sindicato para que sejam tomadas as providências junto à Administração do Tribunal.

 

O Sinjufego ainda informa que o pedido para desinfecção foi atendido pela Presidência do TRE-GO, o que deve ser realizado na segunda quinzena ou no final deste mês de julho, daí a importância dos servidores manterem o home office, pois quando for retomado gradualmente o trabalho presencial, os servidores vão encontrar um ambiente mais asséptico e salubre para trabalhar.

 

Já os pedidos de testagem e de outras medidas de prevenção à Covid-19, assim como a situação de risco dos servidores terceirizados que trabalham para não perder o vale-transporte, serão discutidos e deliberados, o quanto antes, pelo Comitê Gestor de Crise, grupo do qual o sindicato fará parte.

 

E àquele empregado terceirizado, em trabalho presencial, que necessitar de realizar teste emergencial, e caso solicite, o sindicato vai custear a realização do seu exame.

 

---

Sinjufego – 30 Anos de Lutas e de Conquistas

endereco 00