moldura geral foto historica 03

Sinjufego vê oportunidade de reestruturação da carreira

Com a edição da Portaria Nº 119/2020 do CNJ que criou o Fórum Permanente de discussão da carreira, atendimento a demandas antigas dos servidores pode tornar-se realidade
 
 
Brasília (DF), 21/03/2017 - CNJ -Fachada - Foto, Michael Melo/MetrópolesReivindicação antiga da categoria, a criação do Fórum Permanente de discussão da carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União é uma oportunidade única para corrigir e reestruturar nossa carreira.
 
Equiparada com as melhores carreiras no passado, a concessão de aumentos salariais por meio de sucessivos PCS, sem discussão com a base, criou um fosso salarial entre os servidores e distanciou nossa remuneração em relação às carreiras  análogas do Executivo e do Legislativo.
 
O cargo de Analista Judiciário, que antes  tinha remuneração similar às carreiras do legislativo (Senado, Câmara dos Deputados e TCU) e Ciclo de Gestão do Governo Federal (MPOG, BC e SUSEP), tem hoje remuneração, em média, 40% menor que os colegas que desempenham cargos semelhante nos outros poderes.
 
Igualmente, ficou para trás,  os cargos técnicos, que nos outros poderes passaram a ter como requisito para ingresso na carreira a exigência de graduação em nível superior, resultando em valorização para os servidores, a exemplo das carreiras da Receita Federal, Agências Reguladoras, Senado, Câmara dos Deputados e TCU.
 
Na Câmara e no Senado, foi criada a Polícia Legislativa, com aumento da remuneração e garantia da aposentadoria especial. Transformar o cargo e garantir a aposentadoria especial é uma reivindicação  antiga dos  Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União.
 
Há os pleitos dos Oficiais de Justiça em relação à aposentadoria especial para o segmento, vez que o desempenho  das atividades colocam em risco constante a vida dos colegas.
 
Por fim, é primordial a transformação da carreira como típica de Estado, uma vez que os servidores desempenham papel importantíssimo na sociedade, ao garantir a justiça e a pacificação social. Com o reconhecimento da carreira típica de Estado, a eventual proposta de quebra de estabilidade não atingiria os servidores do Judiciário Federal.
 
Na opinião da Diretoria do Sindicato a criação do Fórum Permanente para discussão da carreira representa uma vitória para a categoria e uma oportunidade para corrigir a defasagem e as distorções salariais que atingem os servidores do PJU.
 
O Sinjufego possui assento na Fenajufe e vai buscar compor essa importante Comissão no CNJ.
 
---

Sinjufego - 30 Anos de Lutas e de Conquistas

endereco 00