moldura geral foto historica 03

Sinjufego participa de encontro sobre carreira

Construção de Greve no dia 18 de agosto contra a aprovação da Reforma Administrativa foi uma das propostas aprovada no Encontro
 
Aurélio Gomes de Oliveira, servidor da JF-GO, foi o representante do sindicato de Goiás
 
Na retomada dos trabalhos nesta tarde de sábado, 7, a coordenação da mesa nos trabalhos do Encontro Nacional de Carreira da Fenajufe ficou a cargo da coordenadora Lucena Martins e dos coordenadores Edson Borowski e Fabiano dos Santos.
 
Da base, representações do Sindjus/AL Sitra/AM, Sindjufe/BA Sintrajufe/CE, Sindjuf/PB SindjufPA-AP, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sitraemg/MG, Sisejufe/RJ, Sintrajusc/SC, Sintrajud/SP, Sintrajurn/RN, Sintrajufe/RS Sindiquinze/SP, Sindjufe/MS Sindjufe/MT, Sintrajufe/MA, Sindissétima/CE e Sinjufego/GO.
 
Os sindicatos defendem unidade da categoria na defesa da carreira e evitando embates entre segmentos como Analistas e Técnicos e até mesmo divisões internas nos segmentos.
 
Temas como a melhoria do Adicional de Qualificação, a situação dos Auxiliares, Polícia Judicial e alteração do nível de escolaridade para Técnicos foram tratados dentro das possibilidades e restrições às quais o Encontro se limita.
 
A pluralidade de ideias ficou manifesta nas falas. Mas deixaram claro que há muito o que ser discutido pela categoria em todos os níveis, principalmente aspectos técnicos e orçamentários que permeiam debates como o NS ou a valorização da carreira de Analista.
 
A condução do debate de carreira e a articulação da Fenajufe no Fórum Permanente de Carreira do CNJ foi repercutida nas falas dos participantes. Elogiosas também foram as referências em relação ao tratamento dado ao NS, pela atual Executiva. Com os brutais ataques recebidos pela categoria, recrudescidos a partir de 2016, colocar o tema em discussão ainda que no contexto da reestruturação ampla da carreira no Fórum do CNJ, é um grande avanço.
 
Preocupação apontada pelos(as) delegados(as) e observadores(as), o divisionismo é um dos grandes desafios a serem vencidos com urgência. Na avaliação dos participantes, prática e discurso divisionistas têm causado danos extremos à carreira ao turvar entendimentos dificultando o estabelecimento de objetivos comuns.
 
Propostas
 
Quanto às propostas originadas nos estados e encaminhadas ao Encontro, todas foram remetidas para análise da Direção Executiva.
 
Próximo encontro nacional que acontece é o de servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, em 21 de agosto.
 
Ao final dos trabalhos duas certezas permanecem: derrubar a reforma administrativa e o governo Bolsonaro são variáveis da mesma equação e, nesse momento, é preciso garantir a reposição emergencial das perdas salariais. Tudo isso, sem prejuízo daquilo que vem sendo debatido pela carreira desde 1989.
 
Assim, fortalecer o 18 de Agosto como data unitária da categoria na construção da Greve Geral é prioridade. 
 
--

Sinjufego com redação da Fenajufe

endereco 00