moldura geral foto historica 03

O Vaivém dos 5%

Bolsonaro: "nada garantido!"
Guedes: "até 5% dá"!

Nem os 5% estão garantidos. O Sinjufego alerta para a estratégia do governo de esticar a corda até o último momento e conceder reajuste somente para a carreira policial

Nada garantido no disse e não disse do governo Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes ao tratar da reposição inflacionária parcial e precária aos servidores

Após o governo Bolsonaro recuar e afirmar que a reposição de 5% para os servidores públicos federais não está definido, admitindo que não há recursos disponíveis no orçamento, há não ser que haja cortes de recursos nos ministérios, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu, na última quarta-feira, 25, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça, a possibilidade do reajuste: "até 5% dá", disse o ministro.

Nos cálculos dos técnicos do Governo, a reposição de 5% representa um custo estimado de 6,3 bilhões, sem levar em conta os 1,7 bilhão reservado para eventual reestruturação da remuneração das forças de segurança (PRF, PF E DEPEN), cujo servidores são da base de apoio do Governo Federal.

Pressionado após a péssima repercussão do anúncio de aumento diferenciado para as forças de segurança e a insatisfação de várias categorias, que ameaçam uma greve geral, o Executivo está criando uma cortina de fumaça para enganar os servidores.

Conforme noticiado na mídia, nos bastidores, Bolsonaro continua trabalhando para conceder aumento diferenciado para as forças de segurança.

A ideia, agora, é conceder os 5% para o conjunto de todas as categorias, inclusive para as forças de segurança, mas, conceder um índice de aumento separado para a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e servidores do DEPEN, disfarçado de reestruturação de carreira.

A categoria tem que ficar atenta para mais esse golpe do Governo Bolsonaro contra os servidores públicos, que antes já beneficiou os militares na reforma da previdência e aumento da remuneração. Agora, visando manter as forças de segurança como base de apoio nas eleições vindouras, busca conceder aumento diferencia para a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e servidores do DEPEN.

Mesmo que o presidente do STF tenha declarado que os servidores do Poder Judiciário Federal da União serão contemplados com a reposição dos 5%, as entidades sindicais do judiciário federal, junto com a Fenajufe, estão trabalhando para que seja enviado o projeto de lei, com reposição inflacionária de todo o período do Governo atual, cujo índice inflacionário já supera 25%.
---
Sinjufego - www.sinjufego.org.br

---
Filie-se: https://sinjufego.news/filiacao

endereco 00