moldura geral foto historica 03

Encontro Nacional do Coletivo de Analistas - CONAN


Sinjufego marca presença no evento realizado pela Fenajufe em Brasília

 

MatériaConan html 5bc9eae47f9f41c

 

Com participação de servidores de todo o país, aconteceu neste final de semana, no Auditório Fenajufe, em Brasília, o Encontro Nacional dosMatériaConan html 824f7ff37334baa2 Analistas do Poder Judiciário da União. O Sinjufego foi representado pelo Analista Judiciário, Leopoldo Donizete de Lima, Diretor do Sindicato e da Federação, e, Fernanda Dias Rocha, Analista Judiciário – OJAF.

Na abertura do evento, os Diretores da Federação ressaltaram a importância do encontro para a categoria dos Analistas, notadamente, a busca pela valorização do cargo e a necessidade de equiparação salarial com as carreiras análogas do Poder Executivo e Legislativo.

No período da manhã, o evento contou com palestras do Presidente da Associação dos Funcionários do IPEA, José Celso Cardoso, do Diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL), Vicente Fialkoski, e, do Analista Político e Servidor do Senado Federal, Adroaldo Portal.

José Celso, que é um dos integrantes da Comissão de Transição do novo governo eleito, abordou o tema “carreiras públicas e desenvolvimento: uma proposta para superar o anacronismo dos conceitos e modernizar o estado”. O palestrante ressaltou a importância da valorização de todas as carreiras públicas e necessidade de derrotar a reforma administrativa (PEC 32) em tramitação no Congresso Nacional. Trouxe uma nova visão sobre a essencialidade de todas as carreiras para o estado, fazendo um contraponto às propostas de várias categorias que buscam, pela exclusão de outras, serem definidas como carreiras típicas de estado.

Vicente Fialkoski, abordou o tema “histórico de lutas dos servidores e servidoras do Banco Central”. Destacou a importância da participação dos filiados nas conquistas da categoria, com a realização da maior greve da instituição realizada neste ano, que resultou no envio do projeto de aumento para os servidores do Banco Central. No ápice do movimento, uma assembleia virtual, transmitida para as 09 (nove) regionais do Banco, teve a participação de mais de 3.000 (três mil) filiados. Fez uma abordagem do sucesso da reestruturação da carreira, via mudança do modelo de remuneração para subsídio. Frisou que alguns servidores não tiveram aumento naquela oportunidade, mas, o balanço foi positivo ao permitir que as carreiras do denominado “ciclo de gestão do governo federal’, alcançasse um novo patamar remuneratório. No momento atual, destacou que já está encaminhado com a Direção do Banco e Ministério da Economia, aumento do subsídio dos servidores do Banco Central e transformação do cargo de Técnico para nível superior, com a remuneração final do cargo indo para 70% do cargo de Analista. Por fim, disse que o apoio para mudança do patamar remuneratório dos técnicos é unânime entre os analistas.

O último painel da parte da manhã, trouxe o tema “perspectivas para os servidores e servidores no governo Lula”. O palestrante, servidor do Senado e Analista Político, com larga experiência nos assuntos do Congresso Nacional e do Executivo, traçou um cenário para os próximos 04 (quatro) anos de governo. Discorreu das dificuldades que estão postas à mesa, como a questão orçamentária e o novo congresso eleito, com viés liberal. Sobre as carreiras públicas, destacou que não serão anos de bonança igual primeiro e segundo governo Lula, mas que os servidores terão tratamento diferente do governo atual. Sobre a recomposição remuneratória, disse ser importante a aprovação da PEC da transição para facilitar a tramitação da recomposição salarial dos servidores do poder judiciário e de outras carreiras. Por fim, disse que a reforma administrativa virá em algum momento e exortou os servidores a sair da fase reativa e propor um projeto de reforma administrativa para não serem pegos de surpresa no futuro.

No período da tarde, a Assessora Técnica da Fenajufe, Vera Miranda, abordou o tema ‘Valorização do Cargo de Analista Judiciário – análise das atuais competências, atribuições e expectativas de evolução na atuação do cargo.” No debate, foi destacado a necessidade de mudanças na estrutura do cargo frente às inovações surgidas no judiciário, como teletrabalho, justiça restaurativa, conciliação, etc.

Finalizando as atividades do dia, Charles Bruxel, Diretor da Federação, Fabiana Pandolfo Cherubini e Carolina Passos dos Santos Zelioto, representantes do Sintrajufe/RS e Assojaf/RS, trataram dos temas “Residência Jurídica e Desjudicialização da Execução Civil, o processo de terceirização do poder judiciário’. Neste painel, foram destacados os perigos que esses dois projetos representam para os servidores do Poder Judiciário da União. O primeiro, ao permitir a contratação, sem concurso, de terceiros para execução de atividades exclusivas dos servidores efetivos. O segundo, pelo perigo que representa, tanto para o jurisdicionado, como para a administração da justiça, a terceirização da execução judicial, monopólio do estado, para os cartórios extrajudiciais.

O evento foi encerrado na tarde de ontem, 04/12/2022, com debates e encaminhamento das propostas gerais de luta e de valorização da carreira dos Analistas Judiciários. As palestras foram financiadas pelo Sinjufego em parceria com o Sindjufe/MS.

---
Site: http://www.sinjufego.org.br
---
Filiação: https://sinjufego.news/filiacao
---
Sinjufego - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás

endereco 00