
Com participação estimada em 10 mil pessoas, a Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, realizada na manhã desta quarta-feira (29/10), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), reuniu servidores públicos federais, estaduais e municipais de todo o Brasil. A concentração teve início em frente ao Museu Nacional da República, de onde os manifestantes seguiram em caminhada pela Esplanada dos Ministérios em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025 que propõe a Reforma Administrativa. O Sinjufego marcou presença e participou ativamente da manifestação.
A PEC 38/2025, de autoria dos deputados Zé Trovão (PL-SC), Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM), Marcel van Hattem (Novo-RS), Neto Carletto (Avante-BA) e Júlio Lopes (PP-RJ), e relatada por Pedro Paulo (PSD-RJ), propõe uma ampla reformulação nas regras que regem o funcionalismo público. O texto é apresentado como uma tentativa de “modernizar o Estado brasileiro”, com mudanças em contratações, estabilidade e avaliação de desempenho.
Entre os pontos mais debatidos estão a flexibilização da estabilidade, a criação de novos vínculos de trabalho e a ampliação de cargos comissionados. As medidas podem abrir espaço para indicações políticas, enfraquecer carreiras públicas e comprometer a continuidade de políticas sociais.
---
Redação do Sinjufego
---
Filie-se ao Sinjufego, clicando no link: https://forms.gle/9hCeUcnPSdtM1VPX9
---
Sinjufego - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás

 
	