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2. Como já é do conhecimento de todos, a atual Diretoria assumiu o sindicato com sérios problemas administrativo-financeiros, mas com trabalho austero e com responsabilidade no trato da contribuição do filiado foi possível fechar o ano de 2011 com superávit no saldo bancário de R$ 247.686,15.

3. Sabíamos que era árdua a missão de recuperar o sindicato. Herdamos toda sorte de irregularidades: folha de pagamento inchada, falta de recolhimento dos tributos trabalhistas, havia o que se chamava "pagamento por fora" aos funcionários para fugir da tributação, atraso no pagamento dos impostos federais, sem contar os passivos de fornecedores. Regularizamos tudo isso: hoje as despesas ordinárias estão sendo pagas em dia, quitamos FGTS e INSS de anos de atraso referentes à folha de pessoal e à construção da sede.

4. É bom que se ressalte que mesmo com todas essas dificuldades, e ainda assim fazendo a restituição da cota parte do imposto sindical aos filiados da JF em 2011, e o que de fato fizemos novamente em 2012, a atual gestão jamais poupou gastos nas atividades fins do sindicato: em 2011 fizemos duas greves, foram promovidas várias mobilizações pelo PCS em Brasília, com caravanas de ônibus, camisetas, faixas, banners, carros de som...etc. Não descuidamos também nesse período da necessária interação entre os servidores: I Encontro dos Aposentados, Confraternização de Fim de Ano, além de atender os patrocínios aos filiados para realizarem seus eventos nos locais de trabalho, e pela primeira vez conseguimos publicar 1.100 agendas da entidade e distribuí-las aos filiados no início de 2012. E vamos continuar investindo na estrutura sindical, no departamento jurídico, fortalecimento a categoria nos atos de mobilização e nos movimentos de greve, pois são essas as funções primordiais, razão de existir de um sindicato. É bom que se diga também que nossa gestão nunca foi satélite de partido político, tivemos sempre uma conduta independente e autônoma, inclusive nos fóruns de debate da categoria, e hoje somos considerados referência nacional. E os nossos filiados não são mais constrangidos nas Plenárias, nas Ampliadas, nos Congressos da Fenajufe quando não tinham direito a voto porque o Sinjufego estava em atraso com as contribuições da Federação.

5. Hoje o sindicato caminha para sua recuperação plena, se preparando para ser um dos mais organizados do País, e sabemos que esse saldo bancário de R$ 247.686,15 apurado pela contabilidade em 31/12/2011 ainda não é suficiente para quitar todas as dívidas, tais como empréstimo contraído junto à Fenajufe em 2007 e os 25 meses de atraso nos honorários do ex-escritório Cassel & Carneiro, sem contar os empréstimos contraídos junto a pessoas físicas, isto é, pessoa jurídica (sindicato) tomou dinheiro emprestado de pessoas físicas - cuja resolução desses contratos passa pelo jurídico, sendo ainda questão de competência da Assembleia Geral - a quem cabe homologar ou não o pagamento dos contratos de mútuos contraídos a juros acima do permissivo legal, conforme já consta exarado no relatório da auditoria independente, no parecer do Escritório Cassel & Ruzzarin e na ressalva do Conselho Fiscal. Há de se reconhecer, no entanto, que nesse período de Gestão Inovar Sinjufego - out/2010 a dez/2011 foi dado um grande passo, revelando cabalmente que com responsabilidade e seriedade o sindicato sempre é viável, é bom que se diga também que nesse período nunca precisamos contrair um centavo sequer de empréstimo, contando apenas com as contribuições dos nossos filiados.

6. A sede administrativa do sindicato, que não é sede social, sempre considerada como fonte das dívidas, precisa ser objeto de discussão pelos filiados de sua real finalidade e de seu dimensionamento desproporcional às atividades administrativas do sindicato, ainda fazendo frente à manutenção predial extremamente onerosa, impactando o orçamento do sindicato, pois percebe-se que grande parte dos sindicatos tem estrutura predial mais leve e mais enxuta, deixando suas forças econômicas mais centradas nas atividades fins dos sindicatos. Hoje a sede precisar passar por uma reforma predial completa que vai demandar recursos consideráveis do sindicato: se construir é difícil, manter também a sua estrutura não fica atrás.

7. Esta gestão, que se encerra em setembro próximo, tem a convicção de que o trabalho realizado até aqui foi importante para a categoria, pois um sindicato forte pode fazer muito mais, agradecemos assim aos filiados a confiança depositada em nossa administração, ao passo que lamentamos o estado em que assumimos o sindicato, o que de fato foi um limitador de nossas ações, nosso empenho teve que ser focado, num primeiro momento, muito na resolução dos problemas administrativos, mas mesmo assim entendemos, dentro de nossas limitações, que fizemos o melhor que podíamos fazer.

Nessa oportunidade, aproveitamos para convidar os colegas que estão fora da luta organizada a participarem do sindicato, organização que foi, que é importante e imprescindível à nossa categoria.

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Diretoria Colegiada - Gestão Inovar Sinjufego

 

 

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