moldura geral foto historica 03

SÃO PAULO (Reuters) - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), manteve a liderança na corrida presidencial, mostrou pesquisa CNI/Ibope nesta quarta-feira, mas a sua diferença para a ministra Dilma Rousseff (PT) caiu para próximo da margem de erro.

Serra recuou para 35 por cento das intenções de voto em março, ante 38 por cento da pesquisa divulgada em dezembro, enquanto Dilma subiu para 30 por cento, ante 17 por cento anteriormente.

A margem de erro da sondagem encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, é de 2 pontos percentuais.

Na última segunda-feira, a Reuters publicou reportagem mostrando que a diferença entre o tucano e a petista havia caído para cerca de 5 pontos percentuais.

Segundo o Ibope, em terceiro lugar aparece o deputado Ciro Gomes (PSB), que oscilou negativamente de 13 para 11 por cento, equanto a senadora Marina Silva (PV) manteve-se com 6 por cento.

Uma pesquisa do Ibope de fevereiro, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, já mostrava o crescimento de Dilma e a redução da liderança do tucano.

Naquela pesquisa, Serra tinha 36 por cento, enquanto Dilma aparecia com 25 por cento.

APOIO DE LULA

Segundo a pesquisa, 53 por cento dos entrevistados preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 10 por cento preferem votar em um nome da oposição. Outros 33 por cento afirmam que não levarão a posição do presidente em conta na hora de votar.

Apesar do crescimento de Dilma nas intenções de voto, ainda é grande o número de eleitores que não sabe qual é o candidato apoiado por Lula (39 por cento), mas já chegam a 58 por cento os que identificam a ministra como esse candidato.

Serra é o concorrente mais conhecido pela populção: 65 por cento dos entrevistados afirmam conhecê-lo bem ou "mais ou menos". Ele também apresenta o menor índice de rejeição (25 por cento).

Já Dilma é conhecida bem ou "mais ou menos" por 44 por cento dos entrevistados, enquanto sua rejeição caiu fortemente para 27 por cento, ante os 41 por cento da pesquisa divulgada em dezembro.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março em 140 municípios. (Reportagem de Natuza Nery)

Pesquisa CNI/Ibope: Serra tem 35% e Dilma 30%

Diferença entre governador e ministra diminuiu de 21 pontos para 5. Ciro Gomes aparece com 11% das intenções de voto; Marina tem 6%.

De Maria Angélica de Oliveira, do G1:

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.

A diferença entre o governador e a ministra diminuiu de 21 pontos percentuais, no levantamento anterior, divulgado no início de dezembro, para cinco pontos agora. Em dezembro, Serra aparecia com 38% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff, 13% de Ciro Gomes e 6% de Marina Silva.

Ibope - Como o senhor rei mandar...

De Anne Wrth e Ana Conceição, da Agência Estado:

A pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostrou que mais da metade dos entrevistados - 53% - prefere votar em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

É a primeira vez que a sondagem sobre transferência de votos é feita nos levantamentos da CNI/Ibope para o atual período eleitoral, iniciados em setembro.

No Nordeste e entre os que ganham até um salário mínimo por mês, o peso do apoio do presidente é ainda maior e atinge 69%. A influência é menor para os eleitores de maior escolaridade (38% para quem cursou o ensino superior) e renda (34% para quem ganha mais de 10 salários mínimos por mês).

Dos 2.002 entrevistados, 33% não levarão em conta o apoio do presidente para votar; 10% disseram que votarão em um candidato da oposição; e 5% não souberam responder ou não responderam à questão.

A CNI/Ibope também mostrou que, embora a maioria (58%) saiba que Dilma Rousseff é a candidata apoiada por Lula, ainda é expressivo o porcentual de eleitores que não sabem quem é o candidato apoiado por Lula (42%).

O diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, avaliou que os números não permitem dizer qual vai ser a capacidade do presidente Lula de transferir votos para Dilma e se a candidatura da ministra tem potencial de crescimento ainda maior.

"A pesquisa diz apenas que essa capacidade de transferência, agora, é grande, embora ainda exista um grande desconhecimento em torno da pré-candidata", afirmou.

Aprovação do governo Lula bate recorde e chega a 75%

De Wagner Gomes, de O Globo:

Pesquisa feita pelo Ibope, sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra avaliação positiva recorde do governo Lula: 75% dos entrevistados disseram que a gestão é ótima ou boa. Na pesquisa anterior, de dezembro passado, o percentual era de 72%. O governo foi avaliado como regular por 19% e ruim ou péssimo por 5% das pessoas ouvidas.

A maneira de governar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aprovada por 83% dos eleitores pesquisados. Ainda segundo o levantamento, 77% dos entrevistados disseram confiar no presidente, praticamente o mesmo percentual registrado em dezembro passado (78%, um ponto percentual a mais). Cresceu a percepção de que o segundo mandato está sendo melhor do que o primeiro, para 49% dos entrevistados. A aprovação da atuação do governo Lula aumentou em seis das nove áreas pesquisadas.

O percentual de desaprovação superou o de aprovação em três áreas: saúde, segurança pública e impostos.

Na área de Saúde, a taxa de desaprovação caiu de 57% para 51% e a aprovação subiu de 41% para 47% - a diferença é um saldo negativo de 4 pontos percentuais.

endereco 00