moldura geral foto historica 03

O requerimento não especifica a data da audiência, que ainda deverá ser marcada pela Comissão de Finanças. O Congresso Nacional encontra-se no chamado 'recesso branco', prática comum em períodos eleitorais. A sessão da CFT que estava marcada para ocorrer no dia 4 de agosto, primeiro período de 'esforço concentrado' dos deputados durante o 'recesso', acabou sendo cancelada. O próximo 'esforço concentrado' para votações, que seria em setembro, deve ser antecipado para a semana de 17 de agosto.

Na justificativa do requerimento, os deputados afirmam que “entendemos justa a reivindicação do Poder Judiciário, que informa que o último reajuste dos funcionários foi aprovado em 2006; entretanto, segundo o próprio texto, caso o projeto seja aprovado, o impacto no orçamento da União será de R$ 6,3 bilhões, não previstos no Orçamento de 2010”.

Os coordenadores da Fenajufe consideram preocupante esse pedido de audiência pública, especialmente porque os deputados não consultaram os servidores a respeito dessa iniciativa. A preocupação maior se dá ainda pelo fato de o requerimento ser assinado pelos dois deputados que apresentaram emendas ao PL na CFT propondo que o reajuste seja em forma de subsídio, além de trazer na justificativa o impacto orçamentário da proposta.

Para o coordenador Gérner Matos, de plantão em Brasília, esse pedido de audiência pública mostra que a categoria deve estar atenta e mobilizado nos próximos dias. “A tramitação do projeto já está atrasada e essa audiência na CFT pode atrasa-la ainda mais. Nessa altura dos acontecimentos, essa iniciativa pode atrapalhar o processo de negociação em torno da proposta original do PCS, que a categoria defende”, alerta Gérner, reforçando a necessidade de os servidores participarem das atividades promovidas pelos sindicatos em seus estados.

Fonte: Agência Fenajufe de Notícias

endereco 00