moldura geral foto historica 03

Segundo Jacqueline Albuquerque, o período entre 3 e 9 outubro, já após o primeiro turno das eleições, é ainda muito curto para que haja algum fato novo referente às negociações. Além disso, a Fenajufe espera que até o dia 13, data prevista para ocorrer audiência no STF, o ministro Cezar Peluso já tenha se reunido com o presidente Lula para discutir a revisão salarial dos servidores. Em várias reuniões, o diretor geral do STF, Alcides Diniz, garantiu aos coordenadores da Fenajufe que logo após o primeiro turno das eleições Peluso entraria em contato com o presidente Lula.

De acordo com os coordenadores da Fenajufe, a partir do resultado da audiência com Peluso é que a categoria poderá avaliar qual a melhor estratégia de atuação para construir o movimento grevista em nível nacional, por isso a ampliada foi remarcada para o dia 16. “Vamos questionar o ministro se as negociações com o Executivo foram retomadas. A partir do resultado dessa reunião poderemos avaliar como deve ser a nossa mobilização em outubro. Se até lá não houver qualquer avanço, certamente teremos que construir a nossa greve em nível nacional”, ressalta Jacqueline.

Reunião da Diretoria da Fenajufe
Antes da ampliada, no dia 15 de outubro a Diretoria Executiva da Fenajufe se reúne para avaliar o resultado da audiência com o presidente do STF e discutir um calendário a ser apresentado aos delegados.

Em relação ao ato público em frente ao STF, os coordenadores da Fenajufe avaliaram que a manifestação cumpriu seu papel, uma vez que teve repercussão dentro do Supremo e alguns coordenadores foram recebidos pelo diretor geral. Além disso, deu visibilidade à atuação da categoria em nível nacional, já que alguns veículos da grande imprensa cobriram a manifestação.

A diretoria da Fenajufe também avaliou que, embora alguns sindicatos tiveram dificuldades de organizar a categoria na jornada de lutas nas duas últimas semanas, é preciso construir o movimento grevista para logo após a eleição de outubro.

“O encaminhamento na LOA dos reajustes dos magistrados e dos procuradores devem ser vistos pela categoria como um desprestigio. E devem servir como estopim para deflagrarmos uma mobilização pela aprovação dos PCSs, como nunca antes vista, com a adesão maciça da categoria”, avalia Gérner Matos, coordenador da plantão esta semana.

Até o dia da reunião ampliada, os plantões semanais na Fenajufe serão reforçados para tentar audiências com os tribunais superiores, órgãos do MPU, Legislativo e Executivo.

Fonte: Agência Fenajufe de Notícias

endereco 00