moldura geral foto historica 03

A pressão dos trabalhadores garantiu a aprovação do requerimento que pedia a retirada do projeto de pauta, apresentado pelo deputado Policarpo (PT-DF), ex-dirigente da Fenajufe e do Sindjus-DF. Ao apresentar o requerimento, o parlamentar ressaltou que essa proposta, que terá grandes conseqüências na vida dos servidores, não foi debatida o suficiente para ser votada hoje na Comissão de Trabalho. Ele lembrou que o projeto tramita na Casa desde 2007, mas mesmo assim os servidores nunca foram ouvidos pelos parlamentares. “Considero um equívoco esse projeto ser apreciado antes de ser debatido pelos servidores e pelos próprios parlamentares”, disse Policarpo, chamando a atenção para a complexidade da matéria, que já recebeu 60 emendas na Ctasp.

As deputadas Andreia Zito (PSDB-RJ) e Alice Portugal (PCdoB-BA) se pronunciaram a favor do requerimento apresentado por Policarpo, em contraposição ao relator do projeto e presidente da Comissão, deputado Sílvio Costa (PTB-PE), que insistia na aprovação do PL 1992. De acordo com Alice Portugal, o tema embutido no projeto é bastante controverso e as entidades dos servidores públicos têm posição contrária a ele. “Essa é uma proposta que prejudica não somente o conjunto do funcionalismo como também o Estado Brasileiro”, disse a deputada baiana, que lembrou a luta de trabalhadores da França contra a reforma da previdência, levada a cabo no ano passado pelo governo daquele país.

Após a fala de vários deputados, o requerimento pela retirada do PL 1992 da pauta foi aprovado. Os servidores comemoraram, gritando palavras de ordem como “Trabalhadores unidos, jamais serão vencidos”.

Comissão também decide fazer seminário nacional

Outro requerimento relacionado ao Projeto de Lei n. 1992/2007 também foi apresentado pelo deputado Policarpo. Ele prevê a convocação de um seminário nacional para debater o PL que propõe a Previdência Complementar para o serviço público. O requerimento foi aprovado por unanimidade e, segundo o presidente da Comissão, o seminário será realizado logo depois do feriado de Semana Santa.

Servidores de vários estados acompanham sessão e participam de ato à tarde
Delegações de vários estados vieram hoje a Brasília participar das mobilizações convocadas pelas entidades sindicais do funcionalismo público. Dirigentes de vários sindicatos filiados à Fenajufe e os coordenadores Ramiro López, Saulo Arcangeli, Zé Oliveira, Jean Loiola, Evilásio Dantas, Antônio Melquíades (Melqui), Jacqueline Albuquerque, Paulo Falcão, Fátima Arantes e Hebe Del acompanharam toda a sessão que votou a retirada do projeto da pauta.

À tarde, os servidores participarão do ato unificado, organizado pelas centrais sindicais e outras entidades do funcionalismo público. Desde o início da tarde, os manifestantes estão reunidos na porta do Palácio do Planalto, onde protestarão durante um período e em seguida, os  sairão em passeata até o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), local em que realizarão um ato público.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinjufego com informações da Fenajufe

 

endereco 00