moldura geral foto historica 03

Na avaliação dos coordenadores que estão no plantão esta semana, as atividades da última quarta-feira foram bastante positivas, pois mostraram a disposição da categoria em retomar o movimento em defesa do reajuste salarial e contra a retirada de direitos. No entanto, eles acreditam que a adesão pode ser ainda maior, com uma participação mais ampla de todos os setores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União. Em dois estados (Mato Grosso e Bahia) e no Distrito Federal os sindicatos promoveram paralisação de 24 horas. Nos demais, foram realizadas assembleias, atos públicos nos TREs e panfletagens, com os representantes dos sindicatos destacando a importância da participação de todos nessa nova fase da campanha salarial.
Para os diretores da Fenajufe, com as mobilizações do dia 11 os sindicatos já iniciaram os preparativos para a greve por tempo indeterminado, cujo indicativo será apreciado na XVI Plenária Nacional, de 3 a 5 de junho, no Rio de Janeiro. E a expectativa é que as próximas datas do calendário (18 e 25) contem com uma participação ainda maior da categoria, em todos os estados e no DF.
“Temos certeza que os sindicatos estão se empenhando para cumprir o calendário de luta aprovado para este mês. Mas sabemos que ainda é possível um maior empenho de todos, tanto dos sindicatos como dos colegas da base, para que possamos construir uma mobilização ainda mais forte, capaz de deflagrar uma greve por tempo indeterminado. Esperamos que na próxima quarta-feira a participação seja ainda maior”, avalia Cledo Vieira, um dos coordenadores de plantão. Ele lembra as atividades no DF, onde os servidores vêm realizando paralisação de 24 horas desde o início de maio e atos públicos nos locais de trabalho, com destaque para o TJ nesta quinta-feira (11/05), que teve a adesão de mais de 500 pessoas do tribunal. O sindicato também já promoveu paralisações e atos no TST, STJ, TRT, TRE, TSE e PGR.
Na avaliação de Jean Loiola, as manifestações do dia 11 já são um resultado importante da atuação dos sindicatos, que têm movimentado a categoria nos locais de trabalho, reforçando a necessidade da retomada urgente do movimento grevista. Ele cita como exemplo o ato público realizado na Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, que contou com a presença de aproximadamente 600 servidores de todos os ramos do Ministério Público. “As mobilizações da última quarta-feira foram positivas e conseguiram envolver os colegas na campanha em defesa da aprovação do plano de cargos e salários. É fundamental que toda a categoria, Judiciário e MPU, siga unida nessa batalha, tendo como foco central o reajuste dos salários, que já se encontram defasados. E a minha expectativa é que no dia 18 esse envolvimento seja ainda mais forte, com os servidores de todos os ramos do MP e do Judiciário nas manifestações em seus estados”, orienta Jean.
O coordenador Antônio Melquíades (Melqui) também considera fundamental o envolvimento de todos os sindicatos e servidores nesse momento da luta em defesa do PCS e contra o congelamento salarial. Ele ressalta que o ano já está em seu quinto mês e até agora não há qualquer sinalização efetiva de negociação entre o Judiciário, a PGR e o Executivo. Além disso, ele chama atenção para o interesse do governo federal em aprovar projetos que atacam diretamente os interesses dos servidores, como o PLP 549/2009 (congelamento salarial) e o PL 1992/2007 (previdência complementar), entre outros. “A categoria não pode ficar apática aos ataques do governo e precisa reforçar a sua disposição de luta. Exigimos dos nossos gestores (Peluso e Gurgel) que definam as negociações efetivamente com o governo. Por isso, é importante que no dia 18 os colegas do Judiciário e do MPU se mobilizem pra valer e participem das manifestações na JF”, orienta Melqui.
A Fenajufe pede que os sindicatos informem, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., todas as atividades que serão promovidas nesta quarta-feira (18/11). O objetivo é dar visibilidade às mobilizações e incentivar toda a categoria a participar do calendário em seus estados.

 

Fonte: Agência Fenajufe de Notícias

endereco 00