moldura geral foto historica 03


A comitiva solicitou ao sindicato apoio político e divulgação do trabalho realizado pela Comissão Estadual do Movimento Nacional pela Criação das Varas Federais. O coordenador-geral do Sinjufe-BA, Rogério Fagundes, informou que o assessor parlamentar da Fenajufe, Alexandre Marques, poderá contribuir com as articulações políticas do movimento em Brasília.  Ele sugeriu também a realização de um abaixo- assinado com 100 mil assinaturas como forma de pressionar a Câmara dos Deputados para aprovar o PL 5.829/2005.
 
O PL 5.829 foi proposto ao Congresso Nacional em 2005 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, inicialmente, visava a criação de 400 Varas Federais destinadas à interiorização da Justiça Federal de primeiro grau e a implantação dos Juizados Especiais Federais no País. O projeto encontra-se pronto para ser apreciado pelo plenário da Câmara.
 
Articulações políticas
Em Salvador (BA), o coordenador-geral do Movimento Nacional das Varas Federais, Valdemar Gomes e os aprovados no TRF visitaram o escritório político da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) onde foram recebidos pelo presidente regional do PCdoB, Jô Cerqueira. Ele viabilizou uma reunião do Sinjufego e os aprovados com a deputada Alice Portugal realizada na quarta-feira (27/05), no gabinete da parlamentar, em Brasília.
 
A comitiva visitou ainda os escritórios políticos dos deputados federais Antônio Carlos Neto (DEM-BA), membro da Mesa Diretora da Câmara e da Comissão de Ética da Casa e Mário Negromonte, líder do PP. As assessorias dos parlamentares comprometeram-se a agendar reuniões dos parlamentares com a coordenação nacional movimento em Brasília.  No escritório político do deputado federal Mário Negromonte (PP), os aprovados no TRF foram recebidos pelo presidente da Juventude Progressista da Bahia, David Cavalcanti que se dispôs a auxiliar nas articulações políticas da comissão local do movimento.
 
Alagoas
O coordenador-geral do Movimento Nacional pela Criação das Varas Federais, Valdemar Gomes, foi recebido em Maceió (AL) dirigente do Sindjus-AL, Alexandre José Sampaio Sarmento, que mostrou-se sensível à luta pela interiorização da Justiça Federal e comprometeu-se a conversar com a diretoria da entidade sobre o apoio aos aprovados no TRF.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinjufego com informações do Movimento Nacional pela Criação da Varas Federais

endereco 00