moldura geral foto historica 03

Não adianta colocar grades, se internamente são doentias as relações de trabalho

A OMS alerta que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Prevenir o suicídio agora é uma preocupação de todas as nações. Hoje, 10 de setembro, é o dia dedicado a discutir esse assunto, que é de relevante interesse à saúde pública.

Fazendo um recorte para a categoria dos servidores do Judiciário brasileiro, vemos que há casos registrados de suicídios de servidores realizados no local de trabalho.

Os sindicatos relacionam esses casos a possíveis pressões e cobranças para cumprimento de metas. Por trás do alcance dos índices, há uma dor emocional e física para obter os números de qualidade dos Tribunais e CNJ. Isso tem um preço doloroso para os servidores.

Também há pesquisas dos sindicatos que constatam que a depressão é um dos principais fatores de absenteísmo ao serviço. Esse adoecimento psíquico dos servidores tem muito a ver com o adoecimento nas relações de trabalho.

Para prevenir o suicídio na nossa categoria, que é a parte do mundo em que vivemos, a Administração dos Tribunais tem um grande papel a fazer: precisa, antes de mais nada, humanizar as relações de trabalho.

Como medida preventiva, de nada adianta colocar grades nos parapeitos dos andares dos Tribunais, se lá dentro, internamente na Vara, no Cartório, as relações de trabalho não encontram limites, permanecendo inalteradas em seu estado doentio.

---
Sinjufego

endereco 00