moldura geral foto historica 03

O Cenário da Reforma Administrativa para os Servidores do PJU


Somente fortalecendo a organização sindical para fazer frente aos ataques contra o serviço público que preveem redução de 25% da remuneração do servidor

 

A Provável ida de Bolsonaro para um dos partidos do Centrão e a ausência de calendário eleitoral no próximo ano deve agravar ainda mais a situação dos servidores públicos federais.

No caso da nossa categoria, sem reposição salarial desde o último PCS de 2016, agravada pela majoração da alíquota previdenciária, o aumento brutal dos preços dos produtos da cesta básica e serviços, como por exemplo, planos de saúde e mensalidades escolares, obriga os servidores a conviver com um cenário difícil e um orçamento apertado.

Tratados como adversários pelo atual Governo, na famosa frase dita pelo seu Ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião ministerial, “Nós já botamos a granada no bolso do inimigo”, paira ainda sobre os servidores a ameaça da Reforma Administrativa – PEC 32/2020 e a tramitação da PEC 186/2019 – gatilho fiscal.

Essas duas propostas de Emendas à Constituição representam a “granada” que o Governo atual pretende explodir no bolso dos servidores.

Caso sejam aprovadas, os servidores poder ter seus vencimentos reduzidos em 25%, além da perda de inúmeros direitos conquistados com muita luta.

Em declaração recente, o Presidente da Câmara dos Deputados disse que as discussões da PEC da Reforma Administrativa deverá ficar para o próximo ano. Já a PEC 186, o Senador Márcio Bittar (MDB/AC), atual relator, ainda não entregou o relatório. Se avançar este ano de 2020, o máximo seria a votação no Senado.

Portanto, devemos manter mobilizados e reforçar o apoio às nossas entidades representativas para evitar que a granada seja acionada em nosso bolso no próximo ano, porque o risco é real.

Sinjufego – 30 anos de Lutas e de Conquistas

 

endereco 00