moldura geral foto historica 03

Diário da Manhã - Economia - Dia 01/12/2009

 Alcides Rodrigues (centro) com Agenor Braga e Silva (FCDL), Miguel Cançado (OAB) Luiz Carlos Prestes Filho e Pedro Alves de Oliveira

Governador Alcides Rodrigues é o único convidado a participar de missão federal naquele País, chefiada por Lula. O governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), se prepara para receber o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Ucrânia hoje. Juntos, Alcides e Lula seguem para encontro com o presidente ucraniano, Victor Yushchenko. Acompanhado de uma comitiva goiana, o governador foi o único convidado a participar da missão comercial do governo federal àquele país do leste europeu, chefiada por Lula.

Ampliar as relações comerciais do Estado com a Ucrânia é um dos objetivos da viagem, que termina na próxima quinta-feira. Dados da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC) mostram que no ano passado a Ucrânia ficou no 22º lugar no ranking da pauta exportadora goiana. Em 2008, o Estado exportou US$ 36,05 milhões para a Ucrânia e importou cerca de US$ 27,84 milhões.

Os principais produtos vendidos ao mercado ucraniano foram  carnes e miudezas comestíveis de bovinos e suínos, enviados de frigoríficos instalados em Goiás. Já os principais produtos importados do país europeu foram ureia, adubos e outros insumos para fertilizantes. Juntamente com os integrantes da comitiva, composta por representantes da Fieg, FCDL, Sifaeg e Adial, o governador Alcides trabalha para vender aos ucranianos carne bovina, açúcar e biocombustíveis produzidos no Estado.

Na viagem, Alcides irá participar de todos os eventos, inclusive as audiências particulares entre autoridades dos dois países para assinaturas de termos. Ontem, o governador já se preparava para receber o presidente Lula e se encontrou com o embaixador do Brasil na Ucrânia, Antonio Fernando Cruz de Mello, a ministra Eliabeth Balsa, subchefe da divisão Europa do Itamaraty, e a chefe de gabinete do secretário geral do Itamaraty, embaixadora Ana Lúcia Cabral.

Detalhes

Até o início da noite de ontem, em Kiev - capital da Ucrânia -, os detalhes finais da agenda estavam sendo fechados entre as chancelarias do Brasil e da Ucrânia, especialmente os interesses de Goiás, defendidos também pelo governo federal, por meio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, que também participa da missão.

De acordo com o assessor para Assuntos Internacionais do governo estadual, Elie Chidiac, na ocasião, os embaixadores ressaltaram a importância da parceria entre os dois países e também a importância da visita do Estado de Goiás antes da missão goiana, que acontece em fevereiro de 2010. "Eles parabenizaram o governo estadual pela forma como divulga suas potencialidades, sempre ativo nas missões", diz.

Potencial goiano em destaque

Amanhã o governador Alcides Rodrigues deve apresentar um video sobre as potencialidades de Goiás no Seminário Empresarial Bilateral Ucrânia/Brasil e, logo depois, se encontra com grandes empresários ucranianos. A chegada de Lula à Kiev está marcada para quarta-feira, 2, para a abertura do seminário  bilateral Ucrânia - Brasil.

Ainda ontem, o governador recebeu das mãos do tradutor do governo federal, Luiz Carlos Prestes Filho, um folder com o projeto de Oscar Niemeyer para a criação do Memorial da Coluna Prestes. Filho do famoso líder da Coluna, Luiz Carlos sugeriu que a homenagem seja implantada em Alto Paraíso, localidade por onde andou a Coluna.

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Volodymir Lakomov, esteve no dia 11 último em Goiânia, quando se reuniu com o governador e com o secretário do Planejamento e Desenvolvimento, Oton Nascimento Júnior. O que mais chamou a atenção do embaixador foi a agricultura e a produção de biocombustível.

endereco 00