moldura geral foto historica 03

Tribuna do Planalto - Política - De 7 a 13 de Março de 2010

Altair Tavares*

Há muito tempo acompanhamos o projeto e execução da obra denominada Centro Cultural Oscar Niemeyer. Alí está projeto que precisa ser avaliado pela população para que este tipo de investimento seja feito com muito mais responsabilidade. São quase 65 milhões de reais investidos neste "oscar" de um projeto bastante questionável, principalmente quanto ao fato que um dos seus objetivos, implicitamente, foi, e é, promover a imagem pessoal, ao invés de promover cultura.

Ouví, com bastante interesse, a explicação de Fernando Xavier, coordenador de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, sobre uma recomendação do órgão para que a AGETOP institua uma comissão para avaliar se, por causa das infiltrações e outros problemas, o governo do Estado pode até pedir dinheiro de volta da Warre e do escritório do Niemeyer (a entrevista está no Portal 730). Não pense você, eleitor, que a Agência de Obras do governo vai adotar este procedimento pela vontade da atual direção, que tem ligação com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

Concordo com vários críticos dos desenhos de Oscar Niemeyer por causa de seus previsíveis vãos de concreto. Num clima tropical como o nosso a obra do Centro Cultural é um monumento ao desperdício, com certeza, como classificou a revista Carta Capital, em matéria publicada recentemente. É estarrecedor o laudo do setor de engenharia do TCE que mediu uma parte da obra e identificou que não poderiam ser colocados livros na parte superior da biblioteca por causa de falhas no projeto. A obra pode não aguentar os livros. Se não vai suportar as obras, vai suportar quando tiver gente?

Oficialmente, o setor de fiscalização do TCE informou que graves problemas na fundação foram identificados e que isto gerou um acréscimo no valor da obra. O muito experiente escritório de Oscar Niemeyer falhou no projeto da obra, a AGETOP, no governo Marconi Perillo, falhou ao indicar um terreno que não suportava aquele tipo de obra. Mais grave ainda, está muito claro que o Centro Cultural Oscar Niemeyer só foi feito alí para agradar o governador peessedebista, sua imagem, pois a visibilidade do lugar compensa muito o investimento. Ademais, o lugar da obra só atende ao interesse de uma abastada parcela da sociedade que tem investimentos na região e que, também, só serviu para valorizar os empreendimentos à volta.

A construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer foi um erro. E agora, fazer o quê? O governador Alcides Rodrigues deve cumprir as determinações do TCE, fazer uma nova licitação para terminar a obra e abrir a comissão para identificar se o governo do Estado foi lesado por quem quer que seja. Ou o escritório do Oscar Niemeyer, ou a empreiteira, não importa. O tempo de fazer obras para interesses pessoais não deveria prevalecer sobre os reais interesses da sociedade.
*Altair Tavares é âncora e Coodenador da Rádio 730

endereco 00