moldura geral foto historica 03

De acordo com o que foi noticiado, o sinal verde foi dado ao ministro das Relações Exteriores, que assinou minuta de projeto de lei “que busca incorporar ao salário as gratificações recebidas por assistentes e oficiais de chancelaria”. Essa é uma das principais reivindicações dos servidores do Itamaraty, em greve em mais de 110 países.

No que toca o reajuste do Judiciário, a reportagem faz uma especulação: “A decisão de Dilma de ceder a algumas categorias sinaliza que ela poderá acolher este ano a proposta de reajuste dos servidores do Poder Judiciário, contra a qual se opôs no ano passado. As informações disponíveis nos bastidores da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional dão conta de que uma nova proposta do Judiciário, com impacto fiscal diluído ao longo dos próximos anos, poderia ser uma alternativa para resolver o impasse”.

Neste parágrafo estão expressos dois problemas aos quais a categoria precisa estar atenta, e que justificam, ainda mais, a importância e necessidade adesão à greve que começa nesta quinta-feira, dia 28.Em primeiro lugar, a reportagem não traz nenhuma fonte para fundamentar o que está sendo revelado. Mas como a reportagem é assinada por três jornalistas, é de se crer que houve uma apuração nos bastidores do Congresso.

Entretanto, para que essa “sinalização” de aprovação do PCS se transforme em algo concreto e palpável, será necessário que o governo se sinta acuado. E isso só vai acontecer se a categoria estiver mobilizada.Em segundo lugar, o parágrafo fala em uma “nova proposta, com impacto diluído ao longo dos anos”. Ocorre que a categoria não tem conhecimento de nenhuma proposta nova.

Os servidores do Judiciário não foram chamados a negociar, tanto que uma das reivindicações é pela abertura imediata de negociações!E esta questão deve ser tomada pelos servidores como mais um elemento para fortalecer a greve. A categoria terá mais chances de conseguir abrir uma negociação real, séria e efetiva se estiver mobilizada. E mais, caso as negociações sejam abertas, o seu resultado dependerá da incidência da categoria neste processo, que só existirá com os servidores em greve. Por isso, esta quinta-feira (28/06) é dia de todos cruzarem os braços pelo PCS.

Fonte: Sintrajud com informações do Jornal Valor Econômico

endereco 00