moldura geral foto historica 03

Para participar do encontro foram inscritas 72 pessoas, entre jornalistas, dirigentes sindicais, convidados e palestrantes, de todas as regiões do País. Também estão sendo esperados militantes dos movimentos sociais do Amazonas, que lutam pela democratização da comunicação e que participam da Comissão Estadual Pró Conferência de Comunicação; além de alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Com o tema “Construindo a 1ª Conferência Nacional de Comunicação”, o encontro deste ano terá o objetivo central de debater a participação da Fenajufe, dos sindicatos de base e dos servidores do Judiciário Federal e MPU no processo de organização e elaboração da Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro deste ano. 
 
Com o seu 5º Encontro, a Fenajufe pretende envolver os sindicatos e a categoria nas discussões dos temas que estarão na pauta da Conferência, como: concessões dos canis de rádio e TV, convergência digital, comunicação pública, estatal e privada, controle público e social do conteúdo da programação dos meios de comunicação, concentração de propriedade dos meios, legislação, entre outros pontos. O assunto será abordado nos painéis A Conferência Nacional de Comunicação e a importância do engajamento dos movimentos sociais e sindical nesta luta e Os desafios da comunicação alternativa e popular na mídia eletrônica. 
 
Além dos assuntos referentes à 1ª Conferência Nacional de Comunicação, o 5º Encontro da Fenajufe terá o painel Comunicação Pública e imprensa Sindical, momento em que os participantes poderão debater a importância dos canais de TV públicos, conteúdo de sua programação e também a comunicação produzida atualmente pelas organizações dos trabalhadores.
 
A coordenadora Sheila Tinoco, que tem representado a Fenajufe nas reuniões da Comissão Nacional Pró-Conferência, ressalta a importância de todos participarem desse debate e espera que os sindicatos enviem para o encontro não somente os diretores de comunicação e os jornalistas, como também os diretores de outras áreas dos sindicatos. O objetivo, de acordo com ela, é garantir, a partir do Encontro de Comunicação, o envolvimento de todos os sindicatos na organização das conferências estaduais que serão realizadas antes da Conferência Nacional, em dezembro.
 
Confira, abaixo, a programação do 5º Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe:

04/06/09 (quinta-feira)

09h30Abertura e apresentação do Clipe
10h00 - A Conferência Nacional de Comunicação e a importância do engajamento dos movimentos sociais e sindical nesta luta
· Comissão Amazonense Pró-Conferência de Comunicação – Moisés Aragão
· MST – Maria Mello 
· Abraço – José Sóter 
· Intervozes – Jonas Valente 
· CFP (Conselho Federal de Psicologia) – Roseli Goffman 
· Fenajufe – Sheila Tinoco de Oliveira – Representante da Fenajufe na Comissão Nacional Pró-conferência e Coordenadora de Comunicação da Fenajufe
12h00 – Intervalo para almoço
13h30 - Os desafios da comunicação alternativa e popular na mídia eletrônica 
· Maurício Hashizume – Editor da Repórter Brasil 
· Paulo Miranda – Vice-presidente da ABCCOM (Associação Brasileira de Canais Comunitários)
15h45 – Intervalo para lanche
16h00 – Comunicação pública e imprensa sindical 
· Caio Teixeira - Diretor do programa Justiça em Movimento e apresentador do programa Justiça do Trabalho na TV, produzidos pela Assessoria de Comunicação do TRT/SC
· Beto Almeida - Jornalista da TV Senado e âncora dos programas Cidadania, Espaço Cultural e Memória Brasileira 
· Cláudia Santiago - Jornalista e coordenadora do NPC
17h30 – Encaminhamentos
18h30 – Encerramento
Fonte: Agência Fenajufe de Notícias

endereco 00