moldura geral foto historica 03

Segunda onda da pandemia, Diretoria do Sinjufego se reuniu na data de ontem, 19/01/2021


Na pauta, ações junto aos Tribunais para garantir proteção e saúde dos servidores do PJU em Goías

coronavirusConvocada pelo Presidente do Sinjufego, João Batista Moraes Vieira, preocupado com o retorno gradual ao serviço dos servidores do Judiciário Federal em Goiás, a Diretoria do Sinjufego se reuniu, na data de ontem, 19/01/2021, para deliberar sobre ações a serem adotadas pelo Sindicato junto aos Dirigentes da Justiça Federal, do Trabalho e Eleitoral.

A posição dos Diretores foi unânime em manter o canal de diálogo com a Administração dos Tribunais para retardar, ao máximo, o retorno do atendimento presencial, tendo em vista a nova onda do Covid-19.

A mutação do vírus tem revelado ser mais forte que a primeira onda, com a variante trazendo consequências graves até para a população mais jovem, além da descoberta recente de pessoas que, mesmo não apresentando sintomas mais fortes, na tomografia, foi constatado processo infeccioso grave nos pulmões.

Em Goiás, desde o dia 18/01/2021, os casos estão crescendo, com a taxa de ocupação das UTI, alcançando mais de 70%.

Portanto, o Sindicato buscará junto aos Dirigentes, conscientiza-los da necessidade de manter a situação atual, com o teletrabalho obrigatório para o grupo de risco e o sistema de revezamento entre os servidores, sem descuidar da prestação jurisdicional aos cidadãos goianos.

Na Justiça Eleitoral, a previsão do retorno gradual está previsto para o dia 01/04/2021. Na Justiça do Trabalho, há um protocolo para retomada dos serviços presenciais, que ocorrerá somente se a pandemia atingir a fase verde (indicadores CONASS/UFG), que apresenta riscos baixo para retorno de até 70% da força de trabalho presencial.

Já na Justiça Federal, o Comitê de Crise tem reunião prevista para o dia 25/01/2021 e a tendência é manter a situação atual, com o máximo de 25% de servidores nas unidades. Mas, há necessidade das medidas serem adotadas em todas as subseções, já que o Sindicato recebeu reclamações de filiados do interior que alguns Dirigentes não estão obedecendo as diretrizes da Seção Judiciária em Goiânia.

O Sinjufego vai requerer das autoridades esforços para que, tão logo esteja disponível a vacina, haja uma campanha de vacinação de todos os servidores.

---
Sinjufego
– 30 anos de lutas e conquistas

endereco 00