moldura geral foto historica 03

Em reunião realizada na semana passada, em São Paulo, as centrais sindicais, entre as quais a CUT e a CTB, definiram uma posição unificada em relação a vários projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional relacionados aos interesses dos trabalhadores. Para isso, decidiram realizar o ato unificado, que tem como eixos centrais o apoio ao projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que acaba com o fator previdenciário e ao projeto da redução da jornada, sem redução de salários.

Redução da jornada é prioridade
A prioridade no momento, segundo os sindicalistas, é a votação da proposta de redução da jornada de trabalho sem redução de salários na Comissão Especial da Câmara, que está prevista para nesta terça-feira, 30 de junho. As lideranças das centrais esperaram reunir na manifestação em Brasília um bom número de militantes, vindos de vários estados do país.

Na avaliação do presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique, 'os lucros acumulados pelos setores econômicos, bem como as altas taxas de produtividade registradas nos últimos anos, criam larga margem para a redução da jornada e a proteção dos salários sem qualquer prejuízo para a competitividade ou perdas econômicas dos empregadores, como alegam alguns conservadores'.

O secretário geral da CUT, Quintino Severo, ressalta que dados do Dieese apontam que a produtividade da indústria brasileira cresceu 150% em período de 15 anos compreendido até 2001, 'o que já é um indicativo e tanto sobre o excedente de capital acumulado por este setor'.

Fonte: Agência Fenajufe de Notícias

endereco 00